sexta-feira, 29 de abril de 2011

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM SOLÂNEA, PARAÍBA

EU VI.

Testemunho vivo ocular da história.

Em Solânea, (Pb), minha cidade natal, nos fins da década de 50, chegou um padre da Igreja Católica Brasileira. Promoveu palestra e rezou missa. O padre local da Igreja Católica Apostólica Romana, José Fidelis, ficou enciumado.

Domingo, dia da Santa Missa, havia duas celebrações: uma as 7 horas onde participavam os residentes na cidade e a outra missa era rezada as 10 horas, para atender a população rural.

A igreja lotava na missa das 10 horas, chegava gente de todos os recantos do município: a pé, a cavalo, em cima de jumentos ou caminhões que transportavam num só compartimento feirantes e mercadorias. Pessoas humildes, de pouca instrução mas muito tementes a Deus.

O tema da pregação recaiu sobre o padre da Igreja Católica Brasileira, insultos foram ditos. O padre da Igreja Católica Brasileira foi chamado de apóstata, infiel e até de Satanás.

A intolerância religiosa não para por aí. Do altar mor da Igreja o padre Zé Fidelis exorta seus fiéis a expulsar o herege da cidade, era necessário e de uma urgência urgentíssima antes que Deus derramasse a sua maldição sobre a cidade.

Finda a missa, os humildes cristãos tementes e obedientes a Deus saíram com ódio no coração.

Alguém gritou: – o padre de Satanás está com o prefeito visitando uma obra em construção.

A turba enfurecida saiu em correria da igreja, atravessaram a rua Celso Cirne sem olhar o trânsito, um velho quase fora atropelado por um veículo, velhas caíram na praça, os mais jovens pisotearam os mais velhos e assim chegaram a construção do grupo escolar, todos com os ânimos acirrados. Encontraram só o prefeito, o padre da Igreja Brasileira conseguiu escapar pulando muros e refugiando-se na casa de Jófile, um simpatizante.

Em Guarabira (Pb) onde vivi minha adolescência, tive a oportunidade de ver outra demonstração de intolerância religiosa. A Igreja Batista foi apedrejada por cristãos católicos, incitados por Frei Damião, inimigo ferrenho dos protestantes.

Um grupo de protestantes voltava para as suas casas depois de assistir ao culto. Por infelicidade, encontraram no caminho Frei Damião e seus fiés seguidores, o confronto foi inevitável.

“Os católicos começaram a nos atirar pedras, cinco pessoas saíram feridas, levei duas pedradas na cabeça e vi o sangue tingir minha camisa” disse-me o pai de um amigo que era evangélico.

Sou contrário às ofensas ou falar coisas que magoe pessoas sem motivo. Mas fico intrigado e espantado com o privilégio desproporcional da religião em nossa sociedade dita laica.

Se um líder estudantil encorajasse um grupo de estudantes a destruir escolas públicas e apedrejar os professores motivados pela má qualidade do ensino, nós o chamaríamos de louco, psicopata, monstro e outros adjetivos que qualificasse esse absurdo e pediríamos inclusive, a sua prisão. Mas quando é um frade da ordem dos Capuchinhos – pasmem. -  Os guarabirenses mandaram construir com o dinheiro suado pago por nós através dos impostos, uma estátua de 34 metros de altura, com 750 toneladas de cimento e aço, no alto da Serra da Jurema,  para adorá-lo.


Como disse o físico americano e prêmio Nobel Steven Weinberg - “A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela, teríamos pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas ruins fazendo coisas ruins. Mas, para que as pessoas boas façam coisas ruins, é preciso a religião.”

Estava certo Blaise Pascal quando disse algo parecido: - “Os homens nunca fazem o mal tão plenamente e com tanto entusiasmo como quando o fazem por convicção religiosa".


João Pessoa, 29 de abril de 2011.



6 comentários:

  1. Sou católica,porque nasci numa família católica.Mas não sou praticante.Acredito numa força superior.E sei que todas as "leis' que cercam as religiões são oriundas de seres humanos repletos de defeitos e... qualidades também.Vejo tudo e calo.Afinal,cada pessoa segue o caminho que achar certo.Mas...sigo ,na verdade,o princípio da EMPATIA.Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. SER CRISTÃO É RECONHECER O SACRIFÍCIO DE JESUS POR AMOR A NÓS.
    NUNCA LI ALGO AONDE JESUS INCENTIVASSE, CONCORDASSE, OU ENSINASSE À PRÁTICA DA INTOLERÂNCIA DE QUALQUER ESPÉCIE!
    AO CONTRÁRIO ELE SEMPRE PREGOU O AMOR, ATÉ MESMO AOS NOSSOS EVENTUAIS INIMIGOS.
    ALGUÉM, OU UM GRUPO USA O NOME DE JSUS PARA ESSAS ATITUDES ANIMALESCAS E AS PEDRAS SÃO JOGADAS EM CRISTO, NO CRISTIANISMO!
    QUEM ESTÁ SENDO INTOLERANTE?
    QUEM ESTÁ SENDO INJUSTO?
    JESUA POR CERTO QUE NÃO!
    OS VERDADEIROS CRISTÃOS, TAMBÉM NÃO!
    NÃO SEJAMOS APRESSADOS NOS NOSSOS JULGAMENTOS, MESMOS QUANDO JULGAMOS A QUEM DISCORDAMOS.

    ResponderExcluir
  3. Você caro Anônimo, deveria reler o Novo Testamento. Jesus, segundo nos relata Marcos no versículo 9:42, diz textualmente:

    “E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar.”

    Diga-se, de passagem, que Jesus afirmou: “Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada” (Mt.10:34).

    (Mt 10:34) Pois eu vim trazer divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, entre a nora e sua sogra.



    O lado violento de Jesus também é mostrado por Lucas, no versículos (19:27 e 22:36)

    “E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.”

    “Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.”

    Em outra passagem, Jesus diz: “Vim lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está aceso?” (Lc.12:49).


    O Livro de João é o mais intolerante do Novo Testamento, vejamos:

    Qualquer pessoa que negue que "Jesus é o Cristo" é um mentiroso e Anti-Cristo. (1 João 2:22)

    Os cristãos são "de Deus" o resto é do demônio. (1 João 5:19)


    Os "não-Cristãos" são "enganadores e Anti-Cristos" (1 João 1:7)

    Não se associe com os não-Cristãos. Não o receba em casa e nem o cumprimente. (2 João 1:10)


    O Apóstolo Paulo não deixa por menos:

    Qualquer um que não compartilhe a crença de Paulo tem um "demônio no coração" (Hebreus 3:12)

    Afaste-se daqueles que não concordam com suas visões religiosas.
    (Romanos 16:17)

    Todos os não-cristãos foram cegados por Deus. (2 Coríntios 3: 14 ao 16)


    Intolerância Explícita
    Os que se dizem Judeus e não crêem em Jesus são membros da "sinagoga de Satanás" (Apocalipse 2:9 e 3:9)



    Preste atenção especial à moralidade que ficará em evidência quando Jesus voltar à terra, deixando um rastro de nuvens de glória:

    “Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam (...) quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”. (2 Tessalonicenses 1,6-9)

    “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam”. (João 15,6)

    Se levarmos em conta a metade das afirmações de Jesus, podemos facilmente justificar as ações de São Francisco de Assis ou Martin Luther King jr. Levando em conta a outra metade podemos justificar a Inquisição.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, Homero,

    Venho parabenizá-lo pelo blog que, definitivamente, serve como uma ferramenta de vital importância para que nos mantenhamos atentos a qualquer tipo de abuso de poder por parte de qualquer instituição - no caso do blog, a Igreja. Creio que os relatos transcritos neste blog deveriam servir para que soubêssemos da importância de um estado laico nos dias hoje, onde todos tentam passar a perna em todos.

    Porém, quanto às afirmações sobre a violência contida no evangelho e, mais especificamente, nas palavras de Jesus. Eu aconselharia que o estudo e a sua abordagem fossem feitas com a fidedignidade histórica com a qual você se refere aos acontecidos no passado com o abuso de poder da igreja. Para isso, lembro que é importante que tenhamos em mente que o entendimento da bíblia vai além de uma leitura superficial de suas passagens: existem estudos linguísticos que encabeçam a interpretação dos manuscritos bíblicos. Estudos estes que possuem denominação própria devido à alta importância e profundidade do assunto, como a exegese e a hermenêutica.

    Por fim, sugeriria os estudos do Juiz mineiro Haroldo Dutra Dias, profissional com especialização nas áreas do hebraico e aramaico antigo. Tendo montado um site com o intuito de divulgar a mensagem cristã através de podcasts, seminários, livros e palestras, ele fornece um material sério e distante da interpretação mitológica de um Deus grego, à semelhança de Zeus, que castiga seus filhos baseado em personalismos dignos da pessoa humana.

    O site é este: www.portalser.org

    Aproveito para esclarecer que não pretendo levantar discussões infrutíferas com meu post, ao contrário, gostaria que o seu trabalho fosse complementado, se for do seu gosto, de maneira que não desse margem para extremismos de qualquer gênero.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Fábio Queiroz

      Seja bem vindo.

      Fico lisonjeado em receber comentários de uma pessoa culta. Não o conheço, mas o seu modo e a forma de ver as coisas e ainda o cuidado de dizer algo sem ferir o seu semelhante, caiu nas minhas graças. Seu comentário definitivamente enriqueceu todo meu artigo, toda minha página, todo blog.

      Agora sei que isso não é o que o Novo Testamento diz a você que acredita que ele é a palavra de Deus. Confesso também não saber hebraico, aramaico ou latim para trocar conhecimentos com o Juiz Haroldo Dutra Dias.

      Na falta destes conhecimentos só posso lhe contar o que a Bíblia me diz. Não sou de forma alguma um ateu fundamentalista, prometo dar uma lida no site e mudar de opinião caso o argumento do Juiz seja razoável.

      Abraços

      Excluir
    2. Caro, Homero,

      Lembro que minha intenção com a sugestão foi apenas a de indicar uma fonte de estudo, caso você se sinta compelido a se aprofundar no tema.

      Mais importante do que o estudo ou o debate de qualquer natureza, é a capacidade de nos reunirmos e argumentarmos com respeito à opinião do próximo.

      Faço-me aqui disponível, através do meu perfil do google, identificado pelo post, para caso você queira trocar algumas considerações sobre o conteúdo visto no site do "SER".

      Grato mais uma vez e até a próxima.

      Excluir