Ele nunca exclamou uma palavra pela educação. Ele nem sequer
insinuou nada sobre ciência. Ele nunca defendeu a indústria, economia e fez
qualquer esforço para melhorar nossas condições neste mundo. Ele era inimigo do
bem sucedido e do rico. Dives foi mandado para o inferno, não porque fosse mau,
mas porque era rico. Lázaro foi para o céu, não porque fosse bom, mas porque
era pobre. (1)
Lázaro e Dives , iluminação do Codex Aureus de Echternach
Cristo nunca se importou com escultura, pintura, música - e
nenhuma arte. Nunca disse nada sobre obrigações de nação a nação, nada sobre os
direitos do homem; nada sobre liberdade intelectual ou liberdade de expressão.
Não disse coisa alguma sobre a santidade do lar; nenhuma palavra sobre a
lareira; nenhuma palavra em favor do casamento, em honra da maternidade.
Ele nunca casou. Vagava sem lar de lugar em lugar com uns poucos
discípulos. Nenhum parecia engajado em qualquer trabalho que fosse útil e
pareciam viver de esmolas.
Todas as ligações humanas eram vistas com desprezo; este mundo era
sacrificado em favor de um próximo; todos os esforços humanos eram
desencorajados. Deus ajudaria e protegeria.
Por fim, no crepúsculo da vida, Cristo, reconhecendo que se
enganara, e chorou: "Meu Deus, meu Deus! Por que me
abandonaste?"
Temos consciência de que o homem depende se si mesmo. Ele deve
preparar a terra; ele deve construir sua casa; ele deve arar e plantar; ele
deve inventar; ele deve trabalhar com as mãos e mente; ele deve suplantar as
dificuldades e obstáculos; ele deve conquistar e escravizar as forças da
natureza de modo que ela faça o trabalho para o mundo.
Fonte
Ensaio de Robert Ingersoll
Tradução: Afonso M. C. Amorim
Fonte:
infidels.org/library/historical/robert_ingersoll/about_the_holy_bible.html
(1) Jesus e o jovem
rico é um episódio da vida de Jesus que trata da vida
eterna. Ele pode ser encontrado nos três evangelhos sinópticos: Mateus
19:16-30, Marcos 10:17-31 e Lucas 18:18-30. É neste episódio que
Jesus faz referência a «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os
que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha,
do que entrar um rico no reino de Deus» (Lucas 18:24-25), uma
frase que se tornaria uma de suas mais famosas expressões.
Narrativa Bíblica
No Evangelho de Mateus, um jovem rico pergunta a Jesus quais atos levariam à "vida eterna". Primeiro Jesus recomenda ao rapaz que obedeça aos mandamentos. Quando ele responde que já os observa, Jesus então acrescenta:
No Evangelho de Lucas, a reação foi uma das frases mais
conhecidas de Jesus:
Os discípulos então perguntam a Jesus quem poderá ser salvo, ao que Ele responde: "O que é impossível aos homens, é possível a Deus."
Narrativa Bíblica
No Evangelho de Mateus, um jovem rico pergunta a Jesus quais atos levariam à "vida eterna". Primeiro Jesus recomenda ao rapaz que obedeça aos mandamentos. Quando ele responde que já os observa, Jesus então acrescenta:
“
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«Se queres ser perfeito, vai vender
tudo o que tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem
seguir-me.» (Mateus 19:21)
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”
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“
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«Jesus, olhando-o, disse: Quão
dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é
passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de
Deus.» (Lucas 18:18-30)
NOTA
Parábola
do Rico e Lázaro
A
"Parábola do Rico e Lázaro" é uma das mais conhecidas parábolas de
Jesus e aparece somente em Lucas (Lucas 16:19-31). Ela
conta sobre a relação, na vida e na morte, de um rico não nomeado e um pobre
mendigo chamado Lázaro. Algumas tradições chamam o rico de
"Dives", um engano, pois esta palavra é um termo latino para
designar "homem rico" na Vulgata. Ele já foi chamado
também de Neuēs (Nínive) e Fineas nos séculos III e IV.
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”
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Os discípulos então perguntam a Jesus quem poderá ser salvo, ao que Ele responde: "O que é impossível aos homens, é possível a Deus."
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