MUITÍSSIMO IMPORTANTE - Não encare nada aqui como mentira ou verdade, risque o verbo "acreditar" do seu vocabulário. Substitua ele por "comprovar" e por "experimentar". Não acredite, a priori, em nada aqui escrito. Apenas use como uma orientação para que você possa comprovar, por si só, se é verdadeiro ou falso.
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
A BÍBLIA PROIBIDA: EVANGELHOS PROIBIDOS
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NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS
Dez visões de Deus por 82 pessoas…
Extraído
de The Bible Made Easy (A Bíblia facilitada), 1997
Toda boa
visão parte duma visão do próprio Deus. Ninguém nunca viu Deus. Mas as
Escrituras dizem que Moisés falou com Deus, face a face, “como um homem fala ao
seu amigo” (Êxodo 33.11). Aqui se seguem 82 pessoas que receberam 10 visões de
Deus. A visão de Jacó é provavelmente a mais famosa, e já foi tema de muitas
pinturas.
Visão 1: a escada de Jacó
Partiu Jacó
de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite,
pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e
se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo
topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele
estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus
de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua
descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o
Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua
descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que eu estou
contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta
terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.
Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu
não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a
porta dos céus. (Gênesis 28.10-17)
Visão 2: 74 pessoas
E subiram
Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o
Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira,
que se parecia com o céu na sua claridade. (Êxodo 24.9-10)
Visão 3: Moisés
Então, ele
disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a
minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei
misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha
face e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás
sobre a penha. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e
com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. Depois, em tirando eu a mão,
tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. (Êxodo 33.18-23)
Visão 4: Micaías
Micaías
prosseguiu: Ouvi, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu
trono, e todo o exército do céu estava à sua direita e à sua esquerda.
(2Crônicas 18.18)
Visão 5: Isaías
No ano da
morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e
as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um
tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com
duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o
SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar
se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu:
ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de
um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que
tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que
ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu
pecado. (Isaías 6.1-7)
Visão 6: Ezequiel
Veio uma
voz de cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça. Parando eles,
abaixavam as asas. Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia
algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono,
estava sentada uma figura semelhante a um homem. Vi-a como metal brilhante,
como fogo ao redor dela, desde os seus lombos e daí para cima; e desde os seus
lombos e daí para baixo, vi-a como fogo e um resplendor ao redor dela. Como o
aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em
redor. Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí com o rosto em
terra e ouvi a voz de quem falava.(Ezequiel 1.25-28)
Visão 7: Daniel
Continuei
olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua
veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu
trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo
manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de
miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.
(Daniel 7.9-10)
Visão 8: Estevão
Mas
Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus
e Jesus, que estava à sua direita… (Atos 7.55)
Visão 9: Paulo
Conheço um
homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no
corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) (2Coríntios 12.2)
Visão 10: João
Imediatamente,
eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém
sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de
jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no
aspecto, a esmeralda. (Apocalipse 4.2-3)
Paulo, que
também teve grandes visões, uma vez deu uma advertência em relação a visões.
Leia este aviso em Gálatas 1.6-9.
REFLEXÃO
PARA DEVOCIONAL:
1. Leia a visão indicada para o dia.
2. Pense no que esta visão diz a respeito de Deus e a Sua glória.
SEGUNDA-FEIRA:
2Crônicas 18.18
TERÇA-FEIRA: Isaías 6.1-7
QUARTA-FEIRA: Ezequiel 1.25-28
QUINTA-FEIRA: Daniel 7.9-10
SEXTA-FEIRA: Atos 7.55
SÁBADO: 2Coríntios 12.2
DOMINGO: Apocalipse 4.2-3
TERÇA-FEIRA: Isaías 6.1-7
QUARTA-FEIRA: Ezequiel 1.25-28
QUINTA-FEIRA: Daniel 7.9-10
SEXTA-FEIRA: Atos 7.55
SÁBADO: 2Coríntios 12.2
DOMINGO: Apocalipse 4.2-3
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Local:
Solânea, PB, Brasil
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
ESTUDOS BÍBLICOS - ACREDITEM PRIMEIRAMENTE EM MOISÉS
.
Portanto, escreveu Moisés no Livro Êxodo, Capítulo III que estando ele foragido da justiça egípcia, homiziado na terra de Midiã e apascentado as ovelhas do seu sogro Jetro, que era um sacerdote egípcio, viu coisas estranhas acontecendo, de repente um pé de sarça entrou em uma combustão espontânea, mas o fogo não lhe consumia.
Foi neste cenário, segundo Moisés, que Deus se apresentou a ele, dizendo tratar-se do mesmo Deus de seus antepassados. O diálogo registrado por Moisés entre ele e Deus sugere que Moisés não conhecia este Deus que se apresentava como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Diz Moisés no livro de sua suposta autoria, que ainda pasmo com o acontecimento incomum, ouviu uma voz lhe chamando, que tentou ver quem estava a lhe chamar, mas foi impedido pelo medo de ver o rosto da voz que o chamava pelo nome.
Cumprido os atos formais e solene da apresentação, falou Deus a Moisés que estava com pena de presenciar por mais de 300 (trezentos) anos seu povo escravizado no Egito e que teria chegado a hora de ter piedade dos hebreus. Para tanto, escolheu Moisés para intermediar com o faraó, o fim da escravidão e a saída dos hebreus para uma terra prometida pelo Senhor Deus, a quem Moisés acabara de conhecer.
A princípio Moisés recusa-se a obedecer alegando que não tinha argumentos capazes para convencer o faraó de libertar sua gente da escravidão.
Neste mesmo local onde se desenrolaram os fatos misteriosos, Javé capacitou seu escolhido para liderar uma revolta dos hebreus escravizados.
Segundo Moisés, Javé não aceitou sua recusa, por mais que justificasse a sua incapacidade, mas Javé lhe deu forças alegando que estaria sempre invisível a seu lado prestando todo o seu apoio e assessoria necessária para tirar o povo hebreu do Egito.
E disse Javé a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Moisés não nos explica por que sendo Javé onipotente, onisciente e onipresente, deixou seu povo penar por 300 anos como escravos no Egito, mas nos deixa uma pista, Deus não protegeu seu povo por pura omissão, então segundo Moisés - não foi Deus que fez a boca do homem, quem fez o mudo e o surdo (sic) , o que vê e o que é cego, (4) Também não explicou por que Deus não usou de seus superpoderes para libertar seu povo da escravidão do Egito sem violência e derramamento de sangue. Muito pelo contrário, foi o próprio Javé que "endureceu o coração do faraó" (5) e assim propiciou a criação de um clima de discórdia favorecendo a utilização da violência pelo próprio Javé, com o propósito de mostrar o quanto o Criador do Universo era poderoso e superior a todos os Deuses conhecidos.
Agindo como agiu, Javé, o Deus de Moisés, castigou mais uma vez pessoas inocentes, animais e insetos tão somente para mostrar para o povo hebreu que era o maior entre os Deuses de todas as épocas.
Vejamos os "Prodígios":
1 - Transformou as águas em sangue, matando todos os peixes
2 - Provocou um imenso ataque de rãs
3 - Causou danos a população humana e animal do Egito com piolhos
4 - Infestou o Egito de moscas
5 - Matou animais indefesos
6 - Provocou uma peste de tumores na população humana e animal
7 - Devastou as plantações com granizo
8 - Nuvens de gafanhotos devastam plantações
9 - Provocou um eclipse parcial do sol por vários dias
10 - Matou todos os primogênitos da raça humana e animal
É de bom alvitre repetir que tudo isso aconteceu porque o Deus de Moisés assim o quis, endurecendo o coração do Faraó, condição sem a qual não teria infligido tamanho sofrimento a pessoas inocentes, inclusive animais.
No âmbito religioso, a Bíblia diz que as pragas serviram para sub-julgar deuses egípcios específicos:
As águas do Rio Nilo tingem-se de sangue: Humilhação ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes foi também um golpe contra a religião egípcia, pois certas espécies de peixes eram veneradas (Êx 7:19-21).
Rãs cobrem a terra: Humilhação a deusa-rã, Heqt. A rã é o símbolo da fertilidade e da ressurreição no conceito egípcio (Êx 8:5-14).
Piolhos atormentam homens e animais: Humilhação ao deus Tot. Referente a invenção da magia ou das artes secretas. A praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio da magia (Êx 8:16-19).
Moscas atacam homens e animais: Humilhação ao deus Ptah, criador do universo, novamente Tot, senhor da magia (Êx 8:23,24).
A morte dos animais: Humilhação à vários deuses, tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga (Êx. 9:4 e 7).
Pústulas cobrem homens e animais: Humilhação a deusa-rainha do céu do Egito, Neite (Êx. 9:11).
Chuva de granizo destrói plantações: Humilhação aos deuses que controlam os elementos naturais; tais como: deus da água, Íris e deus de fogo, Osiris (Êx. 9:13-35).
Nuvem de gafanhotos ataca plantações: Humilhação aos deuses responsáveis pela abundante colheita. O deus do ar, Xu e deus-inseto, Sebeque (Êx 10:12-15).
Escuridão encobre o Sol por três dias: Humilhação ao deus principal do Egito, Rá, o deus-sol que foi escondido por trevas (Êx. 10:23).
Os primogênitos de homens e animais morrem: Resultou na maior humilhação para os deuses egípcios, os governantes do Egito - que chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá (Êx 12:12).
Como se não bastasse, o Deus de Moisés mandou que os hebreus despojassem os egípcios.
João Ferreira de Almeida Atualizada
E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios. (Êxodo 12:36)
…35 Os filhos de Israel fizeram como Moisés havia dito, e pediram aos egípcios objetos de prata, objetos de ouro e roupas. 36 Yahweh fez que seu povo encontrasse graça aos olhos dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam; e despojaram os egípcios. 37 Os israelitas partiram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.…
(1) Segundo os judeus, os legítimos senhores autores da bíblia hebraica, tradutores autênticos do Velho Testamento, ao contrário do que se ensinam hoje nas escolas de doutrinação cristã, a bíblia não é a palavra de Deus, mas contém a palavra de Deus. E dão como exemplo os Dez Mandamentos que foram escritos com o dedo de Deus.
(2) A História de Sargão
(3)Em entrevista Christopher Hitchens comentou que os estudiosos da Bíblia sugerem pelo menos quatro autores que se contradizem e às vezes se sintetizam. Ninguém, além dos judeus fanáticos, acredita que Moisés foi o autor do Torá ou que Deus a ditou para ele, o que, nesse caso, ele seria autor de segunda mão. Maomé, que também teria escrito o livro de Deus – ditado pelo arcanjo Gabriel – não é um figura tão mítica, tão lendária. Provavelmente ele tenha existido. É bem possível que tenha existido.
Esta é a história
bíblia, escrita por Deus, segundo alguns religiosos fundamentalistas, ou ainda
inspirada por Deus, ou conforme os judeus, escrita por Moisés sob inspiração
divina, que conta de forma clara e cristalina, o surgimento de um Deus, até então desconhecido e desacreditado de todos.
Para nós tudo não passam de mitos escritos por homens tribais, para punir e controlar o povo hebreu.
Para nós tudo não passam de mitos escritos por homens tribais, para punir e controlar o povo hebreu.
Em síntese,
trata esta página sobre a maldade divina sobre o povo egípcio, onde o Deus de
Moisés (Eu Sou) atuou de forma decisiva sobre toda a população egípcia,
causando-lhe dor e sofrimento angustiante.
Prefácio - Coma fazer o mal culpando vítimas inocentes
Impossível iniciar o estudo da Bíblia sem
primeiro falar de Moisés, o líder religioso dos hebreus, legislador e o
profeta mais importante do judaísmo e cristianismo. No islamismo, um grau abaixo do profeta Mohammad. A tradição judaica atribui a Moisés a autoria
dos primeiros cinco livros da Bíblia. Neste sentido Moisés teria escrito a criação de todo universo, a criação da humanidade, o pecado de Eva induzido por uma cobra que falava e andava de pé, a destruição de Sodoma e Gomorra, o dilúvio, a Torre de Babel, todas as leis contidas nos livros Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, com exceção dos Dez Mandamentos, que teria recebido diretamente do próprio Deus Javé, no Monte Sinai. (1)
É de autoria de Moisés, segundo ainda a tradição, sem contudo existir a confirmação dos fatos, as biografias de Abraão, Isaque e Jacó, a existência de gigantes sobre a terra com 3,84 m de altura a exemplo de Golias com 3,20 m de altura, a tentativa de estupro sofrida pelos dois anjos do Senhor enviados a casa de Ló, a relação incestuosa das filhas de Ló, mediante fraude, o casamento incestuoso de Abraão com sua irmã Sara, a divisão da humanidade em filhos do homens e filhos de Deus, a fornicação dos filhos de Deus com as filhas dos homens, o dilúvio que causou a morte de milhares de inocentes, a embriagues de Noé e sua ressaca, inclusive a história de que o Deus Javé se apresentou a ele, Moisés, quando apascentava as ovelhas do seu sogro Jetro.
Quem foi Moisés?
Sustenta Otto Rank sobre o patriarca Moisés, que referida lenda bíblica foi
copiada do relato fantasioso de Sargão,(2) rei de Akkad. Joseph Campbell também fez a mesma
comparação. Christopher Hitchens (3) afirma que Moisés é uma
figura mítica que foi inventada muitos séculos após a sua suposta morte.
Mas vamos aos textos bíblicos:
Moisés era um dentre três filhos de um casamento incestuoso entre Anrão e Jaquebede. (Sobrinho e Tia). Conta-se que o faraó Tutmosis determinou a morte de todos os meninos nascidos do povo hebreu, mas como ocorreu com Sargão, foi posto em um cesto calafetado com betume e posto em um rio. No caso de Sargão, Eufrates, no caso de Moisés, Nilo, tendo ambos sido salvo das águas e adotados como filhos. Os dois, cada um em seu tempo, foram considerados o salvador do seu povo.
Partindo do pressuposto que Moisés tenha existido:
Moisés era um dentre três filhos de um casamento incestuoso entre Anrão e Jaquebede. (Sobrinho e Tia). Conta-se que o faraó Tutmosis determinou a morte de todos os meninos nascidos do povo hebreu, mas como ocorreu com Sargão, foi posto em um cesto calafetado com betume e posto em um rio. No caso de Sargão, Eufrates, no caso de Moisés, Nilo, tendo ambos sido salvo das águas e adotados como filhos. Os dois, cada um em seu tempo, foram considerados o salvador do seu povo.
Partindo do pressuposto que Moisés tenha existido:
Moisés esse príncipe adotivo, filho de
Acepchut ou Hatshepsut, neto de Tutmosis teve educação de príncipe no Egito e isso deu-lhe
acesso aos estudos e a grandiosa biblioteca dos faraós, onde ele aprendeu e
assimilou toda a informação para escrever parte do Pentateuco. Alguns
historiadores acreditam que o período que Moisés passou entre os Egípcios
serviu para que ele aprendesse o conceito do "monoteísmo", criado
pelo Faraó Aquenáton (1352-1338 a.C.), o faraó revolucionário que reinou antes do tempo de Moisés,
levando tal conceito ao povo hebreu.
Confessa Moisés, - já que foi ele que supostamente escreveu o livro Êxodo -, que aos 40 anos tomou a defesa de um escravo hebreu, e matou o feitor egípcio que aplicava uma severa correção. Pensando não haver testemunha do homicídio, ocultou o cadáver da vítima na areia do deserto para escapar da punição coercitiva do estado, sem lograr êxito. O serviço de inteligência egípcio descobriu o homicídio e sua autoria, tendo o sucessor do seu avô adotivo Tutmosis III determinado sua captura vivo ou morto.
Fugindo da ira do faraó Tutmosis III, que havia lhe negado a proteção real quando da prática do crime cometido, Moisés homiziou-se em Midiã, onde conheceu sua primeira esposa Zípora com quem teve dois filhos, Gérson e Eliézer.
Confessa Moisés, - já que foi ele que supostamente escreveu o livro Êxodo -, que aos 40 anos tomou a defesa de um escravo hebreu, e matou o feitor egípcio que aplicava uma severa correção. Pensando não haver testemunha do homicídio, ocultou o cadáver da vítima na areia do deserto para escapar da punição coercitiva do estado, sem lograr êxito. O serviço de inteligência egípcio descobriu o homicídio e sua autoria, tendo o sucessor do seu avô adotivo Tutmosis III determinado sua captura vivo ou morto.
Fugindo da ira do faraó Tutmosis III, que havia lhe negado a proteção real quando da prática do crime cometido, Moisés homiziou-se em Midiã, onde conheceu sua primeira esposa Zípora com quem teve dois filhos, Gérson e Eliézer.
Portanto, escreveu Moisés no Livro Êxodo, Capítulo III que estando ele foragido da justiça egípcia, homiziado na terra de Midiã e apascentado as ovelhas do seu sogro Jetro, que era um sacerdote egípcio, viu coisas estranhas acontecendo, de repente um pé de sarça entrou em uma combustão espontânea, mas o fogo não lhe consumia.
Foi neste cenário, segundo Moisés, que Deus se apresentou a ele, dizendo tratar-se do mesmo Deus de seus antepassados. O diálogo registrado por Moisés entre ele e Deus sugere que Moisés não conhecia este Deus que se apresentava como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Diz Moisés no livro de sua suposta autoria, que ainda pasmo com o acontecimento incomum, ouviu uma voz lhe chamando, que tentou ver quem estava a lhe chamar, mas foi impedido pelo medo de ver o rosto da voz que o chamava pelo nome.
Cumprido os atos formais e solene da apresentação, falou Deus a Moisés que estava com pena de presenciar por mais de 300 (trezentos) anos seu povo escravizado no Egito e que teria chegado a hora de ter piedade dos hebreus. Para tanto, escolheu Moisés para intermediar com o faraó, o fim da escravidão e a saída dos hebreus para uma terra prometida pelo Senhor Deus, a quem Moisés acabara de conhecer.
A princípio Moisés recusa-se a obedecer alegando que não tinha argumentos capazes para convencer o faraó de libertar sua gente da escravidão.
Neste mesmo local onde se desenrolaram os fatos misteriosos, Javé capacitou seu escolhido para liderar uma revolta dos hebreus escravizados.
Segundo Moisés, Javé não aceitou sua recusa, por mais que justificasse a sua incapacidade, mas Javé lhe deu forças alegando que estaria sempre invisível a seu lado prestando todo o seu apoio e assessoria necessária para tirar o povo hebreu do Egito.
Então disse
Moisés a Javé: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O
Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que
lhes direi?
E disse Javé a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Em uma época em que o mundo conhecia vários Deuses e todos eles com nome, um Deus que se apresentou com o nome de EU SOU deve ter causado espanto e desconfiança em Moisés, que fora criado na religião politeísta onde seu avô adotivo era encarado como um sobre-humano, verdadeiro Deus a reinar sobre os homens.
Com justo receio, Moisés recusou-se a aceitar o encargo divino da mesma forma como fez tempos mais tarde o profeta Mohammad com o Arcanjo Gabriel, aquele da revelação do Corão.
O Deus que se apresentou a Moisés quando apascentava as ovelhas do seu sogro Jetro, até então desconhecido do próprio Moisés e do povo hebreu, tal como descreve no livro Êxodo capítulo III precisava ser testado e conhecido pelo povo hebreu.
Para poder se impor perante os povos hebreus e egípcios, o Deus desconhecido dos hebreus convenceu Moisés, de que ele seria capacitado e aprenderia a fazer "maravilhas" com seu cajado, por exemplo, transformando ele em cobra e voltando a ser cajado novamente se pego pelo rabo da cobra que o tinha transformado. (Êxodo 4:3 e 4)
O Deus que se apresentou a Moisés quando apascentava as ovelhas do seu sogro Jetro, até então desconhecido do próprio Moisés e do povo hebreu, tal como descreve no livro Êxodo capítulo III precisava ser testado e conhecido pelo povo hebreu.
Para poder se impor perante os povos hebreus e egípcios, o Deus desconhecido dos hebreus convenceu Moisés, de que ele seria capacitado e aprenderia a fazer "maravilhas" com seu cajado, por exemplo, transformando ele em cobra e voltando a ser cajado novamente se pego pelo rabo da cobra que o tinha transformado. (Êxodo 4:3 e 4)
Nos conta Moisés (segundo a tradição judaica) que mesmo sem preencher as condições necessárias para ser um líder tribal, Javé o capacitou com um grande dom extraordinário para o exercício de liderança do povo hebreu, emprestando-lhe inclusive sua fala nos debates acalorados com a nobreza egípcia. (Êxodo 4:12 a 15)
"O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus."
Tendo Moisés assimilado tudo o que poderia fazer com o cajado divino, partiu Moisés com suas maléficas intenções, disposto a torturar o povo egípcio levando consigo sua mulher e filhos montados em um jumento. (Êxodo 4:21)
Para os povos politeístas, um deus a mais ou a menos no seu panteão mitológico não faz diferença. Mas era do propósito de Deus fazer toda a diferença, era necessário cegar o faraó e o tornar insensível para que os prodígios de Deus se multiplicassem na terra do Egito, o Deus que se apresentou a Moisés teria que ser notado tanto pelos egípcios, como pelos hebreus, para tanto, Deus "endureceu o coração" do faraó tornando-o incapaz de perceber ou sensibilizar-se com as pragas que assolaram o Egito, enquanto as "maravilhas" eram feitas sob o comando de Deus com o cajado de Moisés.
Nos relata Moisés, (acreditem nele) que Javé teria dito as palavras que ele, Moisés, teria que dizer diante do Faraó:
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus."
Tendo Moisés assimilado tudo o que poderia fazer com o cajado divino, partiu Moisés com suas maléficas intenções, disposto a torturar o povo egípcio levando consigo sua mulher e filhos montados em um jumento. (Êxodo 4:21)
Para os povos politeístas, um deus a mais ou a menos no seu panteão mitológico não faz diferença. Mas era do propósito de Deus fazer toda a diferença, era necessário cegar o faraó e o tornar insensível para que os prodígios de Deus se multiplicassem na terra do Egito, o Deus que se apresentou a Moisés teria que ser notado tanto pelos egípcios, como pelos hebreus, para tanto, Deus "endureceu o coração" do faraó tornando-o incapaz de perceber ou sensibilizar-se com as pragas que assolaram o Egito, enquanto as "maravilhas" eram feitas sob o comando de Deus com o cajado de Moisés.
Assim, as dez pragas promovida pelos prodígios do próprio Javé através do seu servo Moisés para atormentar o povo egípcio só surtiu efeito, quando morreu o primogênito do faraó - A décima praga. Até então nada havia amedrontado a população egípcia, parecia que Javé havia endurecido o coração de todos os egípcios e não apenas do faraó.
Foi o poder de Deus exercido sobre os governantes do Egito, e não a influência ou maldade humana possuída por Moisés e Arão, o que operou os "prodígios" que exibiram perante Faraó.
Com isso, Javé usando seu servo Moisés como interlocutor, conseguiu, depois de "endurecer o coração" do faraó, levar seu povo para a Terra Prometida, segundo ainda Moisés, falando pela boca de Javé, uma terra que mana leite e mel.
"Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel." (Êxodo 3:17)
Agindo como agiu, Javé, o Deus de Moisés, castigou mais uma vez pessoas inocentes, animais e insetos tão somente para mostrar para o povo hebreu que era o maior entre os Deuses de todas as épocas.
Vejamos os "Prodígios":
1 - Transformou as águas em sangue, matando todos os peixes
2 - Provocou um imenso ataque de rãs
3 - Causou danos a população humana e animal do Egito com piolhos
4 - Infestou o Egito de moscas
5 - Matou animais indefesos
6 - Provocou uma peste de tumores na população humana e animal
7 - Devastou as plantações com granizo
8 - Nuvens de gafanhotos devastam plantações
9 - Provocou um eclipse parcial do sol por vários dias
10 - Matou todos os primogênitos da raça humana e animal
É de bom alvitre repetir que tudo isso aconteceu porque o Deus de Moisés assim o quis, endurecendo o coração do Faraó, condição sem a qual não teria infligido tamanho sofrimento a pessoas inocentes, inclusive animais.
Repito, foi a mão
de Deus, e não a influência ou conjunto mental consciente do poder humano possuídos por Moisés e Arão, o que
operou os "prodígios" que exibiram perante Faraó.
No âmbito religioso, a Bíblia diz que as pragas serviram para sub-julgar deuses egípcios específicos:
As águas do Rio Nilo tingem-se de sangue: Humilhação ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes foi também um golpe contra a religião egípcia, pois certas espécies de peixes eram veneradas (Êx 7:19-21).
Rãs cobrem a terra: Humilhação a deusa-rã, Heqt. A rã é o símbolo da fertilidade e da ressurreição no conceito egípcio (Êx 8:5-14).
Piolhos atormentam homens e animais: Humilhação ao deus Tot. Referente a invenção da magia ou das artes secretas. A praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio da magia (Êx 8:16-19).
Moscas atacam homens e animais: Humilhação ao deus Ptah, criador do universo, novamente Tot, senhor da magia (Êx 8:23,24).
A morte dos animais: Humilhação à vários deuses, tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga (Êx. 9:4 e 7).
Pústulas cobrem homens e animais: Humilhação a deusa-rainha do céu do Egito, Neite (Êx. 9:11).
Chuva de granizo destrói plantações: Humilhação aos deuses que controlam os elementos naturais; tais como: deus da água, Íris e deus de fogo, Osiris (Êx. 9:13-35).
Nuvem de gafanhotos ataca plantações: Humilhação aos deuses responsáveis pela abundante colheita. O deus do ar, Xu e deus-inseto, Sebeque (Êx 10:12-15).
Escuridão encobre o Sol por três dias: Humilhação ao deus principal do Egito, Rá, o deus-sol que foi escondido por trevas (Êx. 10:23).
Os primogênitos de homens e animais morrem: Resultou na maior humilhação para os deuses egípcios, os governantes do Egito - que chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá (Êx 12:12).
Como se não bastasse, o Deus de Moisés mandou que os hebreus despojassem os egípcios.
João Ferreira de Almeida Atualizada
E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios. (Êxodo 12:36)
Êxodo 12 - Contexto
…35 Os filhos de Israel fizeram como Moisés havia dito, e pediram aos egípcios objetos de prata, objetos de ouro e roupas. 36 Yahweh fez que seu povo encontrasse graça aos olhos dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam; e despojaram os egípcios. 37 Os israelitas partiram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.…
Os pastores, padres e bispos sempre nos apresentam Deus como um ser amoroso e misericordioso, entretanto não parece nada disso depois da leitura do Livro Êxodo, quando lemos que Deus poderia ter encontrado uma solução pacífica sem impor ao povo egípcio um castigo ou uma situação desagradável e dolorosa, o que deixa transparecer um ato de soberba, nada de bondoso.
(1) Segundo os judeus, os legítimos senhores autores da bíblia hebraica, tradutores autênticos do Velho Testamento, ao contrário do que se ensinam hoje nas escolas de doutrinação cristã, a bíblia não é a palavra de Deus, mas contém a palavra de Deus. E dão como exemplo os Dez Mandamentos que foram escritos com o dedo de Deus.
(2) A História de Sargão
(3)Em entrevista Christopher Hitchens comentou que os estudiosos da Bíblia sugerem pelo menos quatro autores que se contradizem e às vezes se sintetizam. Ninguém, além dos judeus fanáticos, acredita que Moisés foi o autor do Torá ou que Deus a ditou para ele, o que, nesse caso, ele seria autor de segunda mão. Maomé, que também teria escrito o livro de Deus – ditado pelo arcanjo Gabriel – não é um figura tão mítica, tão lendária. Provavelmente ele tenha existido. É bem possível que tenha existido.
(4) - E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou
quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Êxodo 4:11
O profeta Isaías corrobora com essa afirmação de Moisés:
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o
mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7
(5) - Êxodo 4:21-
E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de
Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o
coração, para que não deixe ir o povo.
Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei
na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.Êxodo 7:3
Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como
o Senhor tinha falado. Êxodo 7:13
Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está
endurecido, recusa deixar ir o povo. Êxodo 7:14
Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus
encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu,
como o Senhor tinha dito.Êxodo 7:22
Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu
coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito. Êxodo 8:15
Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus.
Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha
dito. Êxodo 8:19
Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou
ir o povo. Êxodo 8:32
E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não
morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo. Êxodo 9:7
Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu,
como o Senhor tinha dito a Moisés. Êxodo 9:12
Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões,
pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos. Êxodo 9:34
Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os
filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moisés.Êxodo 9:35
Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho
endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus
sinais no meio deles, Êxodo 10:1
O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não
deixou ir os filhos de Israel. Êxodo 10:20
O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os
quis deixar ir. Êxodo 10:27
E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de
Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos
de Israel da sua terra. Êxodo 11:10
E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e
serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que
eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.Êxodo 14:4
Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito,
para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com
alta mão. Êxodo 14:8
E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes
entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército,
nos seus carros e nos seus cavaleiros, Êxodo 14:17
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