JEAN CAUVIN, VULGO CALVINO |
João Calvino (Jean Cauvin.) foi
um teólogo cristão francês, que apostatou a fé católica por volta de 1532.
A REFORMA CALVINISTA - CENÁRIO: A
SUÍÇA DO SÉCULO XVI:
O grande pólo de onde o calvinismo
foi irradiado para o restante da Europa foi a Suíça, dividida em províncias
denominadas de cantões, aonde uma burguesia próspera vinha se desenvolvendo.
Antes mesmo da chegada de Calvino um movimento reformista já se desenhava na região,
liderados por UIrich Zwglio os primeiros protestantes suíços acreditavam em João Calvino , um
francês, oriundo de uma família burguesa que se dedicava aos estudos jurídicos
e ao pensamento humanista.
O calvinismo não encontrou em solo francês
um ambiente apropriado para a sua propagação (os reis eram católicos fervorosos e defensores da igreja de
Roma. Somente mais tarde o movimento
huguenotes inspirado na pregação de Calvino se tornaria uma das mais importantes facções religiosas do
reino), assim sendo o reformador acabou
migrando para a Suíça, onde a pregação de Zwiglio e o anseio da burguesia por novas idéias criavam
um terreno apropriado para a difusão do
protestantismo.
Como já foi dito no parágrafo acima, Calvino foi inicialmente um humanista.
Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica,
este cristão facínora de maus sentimentos começou a ser visto, gradualmente,
como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser
reconhecido por muitos como "padre".
Vítima das perseguições aos protestantes na
França, fugiu para Genebra em 1536,
de perseguido, passou a perseguidor, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se
definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece
até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.
"Após
tomar conhecimento da verdadeira fé e de lhe ter tomado o gosto, apossou-se de
mim um tal zelo e vontade de avançar mais profundamente, de tal modo que apesar
de eu não ter prescindido dos outros estudos, passei a ocupar-me menos com
eles. Fiquei estupefato, quando antes mesmo do fim do ano, todos aqueles que desejavam
conhecer a verdadeira fé me procuravam e queriam aprender comigo - eu, que
ainda estava apenas no início! Pela minha parte, por natureza algo tímido,
sempre preferi o sossego e permanecer discreto, de modo que comecei a procurar
um pequeno refúgio que me permitisse recolher dos Homens. Mas, pelo contrário,
todos os meus refúgios se tornavam em escolas públicas. Em resumo, apesar de eu
sempre ter pretendido viver incógnito, Deus guiou-me por tais caminhos, onde
não encontrei sossego, até que ele me puxou para a luz forte, contrariando o
meu caráter, e como se costuma dizer, me colocou em jogo. E , na verdade,
deixei a França e dirigi-me para a Alemanha para que ali pudesse viver em local
desconhecido, incógnito, como sempre tinha desejado."
A Igreja Calvinista ao lado da
doutrina “Sola Fides” (justificação
apenas pela fé) e da doutrina “Sola
Scriptura”, (somente as Escrituras) sobre a qual o protestantismo está
edificado tem o sentido de que apenas a Bíblia basta, desprezado a
tradição legada pelo magistério da
Igreja Mãe (Igreja Católica Apostólica ROMANA). Para os calvinistas, vale o que
está escrito na Bíblia, uma vez que não se pode mudar a palavra de Deus.
O que Calvino queria demonstrar pela
“Sola Scriptura” é que a Bíblia, e apenas ela, é a única autoridade infalível
para a fé de uma pessoa. Qualquer coisa só pode ser aceita se estiver prevista
na Bíblia; o que não estiver lá, não pode ser aceito como verdadeiro e, também,
não pode ser tido como obrigatório. Qualquer coisa que não é encontrada na
Bíblia é rotulada como "tradição" e é totalmente rejeitada, como se
lê aparentemente - em Mateus 15.
A estrutura da Igreja Calvinista
compunha-se basicamente de duas comissões: a “Venerável Companhia” e o
“Consistório”, composto de pregadores e 12 senadores leigos que tinham a tarefa
de zelar pela disciplina, a semelhança da Inquisição
Medieval, sendo esta mais agressiva em seus julgamentos. Esta comissão
visitava as casas e servia-se de denuncia e espionagem paga, os réus gravemente
culpados se persistissem no erro eram entregue ao tribunal. Este proferiu de 1541 a 1546 58 sentenças de
mortes, a tortura era aplicada com freqüência. Enquanto a “Venerável Companhia”
se encarregava de propagar os ensinamentos de Calvino.
O Consistório, instituição
equivalente ao Tribunal Inquisitorial do Santo Ofício, da Igreja Católica perseguiu
os humanistas, que eram pessoas livres de qualquer peia moral com o total apoio
de Lutero, que juntos faziam pressão à Igreja de Roma.
A doutrina de Calvino no seu aspecto
religioso inquisitorial era mais radical que os Luteranos, Anabatistas e
Católicos. Enquanto Lutero pregava que Jesus é amor e a misericórdia, para
Calvino era juiz supremo, sem apelo. A misericórdia divina da doutrina luterana
foi substituída pela “lei” de Calvino. São as regras ditadas pela autoridade de
Calvino que seus seguidores tem que acomodar-se para continuar vivos. Calvino não
hesita em dizer que os eleitos são a minoria e os maus, os perversos a maioria,
talvez todo iluminado pelo Divino Espírito Santo e pela leitura bíblica que diz
ser o caminho estreito o da salvação e o largo o caminho que leva a danação
eterna.
Provavelmente, a interpretação dos
versículos 19 e 20, da Primeira Epístola aos Coríntios, por Calvino o levou a
cumprir a risca a “palavra de Deus” . Começou a perseguição dos mais sábios, os
mais inteligentes, tornando-se o inimigo número um da ciência, da arte e da
literatura. O terror fez calar os sábios pela crueldade das punições a que eram
submetidos os que não rezavam pelo mesmo credo. O médico Jerônimo Bolsec,
parisiense tecendo comentários críticos sobre a doutrina da predestinação, foi
exilado em 1551. O médico Miguel Servet não teve igual sorte. Simpatizante dos
Anabatistas e contestando o dogma da Santíssima Trindade, foi condenado a morte
por Calvino. Genebra foi transformada em uma oligarquia religiosa, o povo foi
proibido de dançar, jogar, ir ao teatro enquanto a população mediante o
sentimento de grande inquietação e ainda diante de um perigo real e iminente,
assistiu impotente nada mais do que 58 execuções apenas nos primeiros 4 anos,
segundo o historiador Preserved Smith historiador da Reforma Protestante.
Em 1559 a pena de morte foi
estabelecida por Calvino em Genebra aos hereges, aos adúlteros, no ano seguinte
a pena capital foi estendida aos católicos e uma terrível perseguição a
feitiçaria. Na Escócia o catolicismo foi abolido por lei e os padres que não
aderiram ao novo mandamento legal foram condenados à morte. Católicos que
insistiam em permanecer na sua fé, foram perseguidos e mortos, igrejas e
mosteiros foram arrasados, saqueados e transformados em templos calvinistas. Tribunais
religiosos foram criados para condenar católicos clandestinos. ( Westminster
Review, Tomo LIV, p. 453 )
O tratamento injusto e cruel aos
católicos, levou o protestante Teodoro Bessa, em 1554, a pedir o uso da
força pública contra os católicos. Essa perseguição na Inglaterra e na Irlanda,
foi denominada pela mais escancarada intolerância religiosa. Através de leis,
foi instituído o enforcamento a quem divulgasse a fé católica e a pena de
isolamento perpétuo a todos os sacerdotes, sendo ainda condenado a forca e
esquartejado logo em seguida, quem violasse o isolamento. Foi criado também o
confisco de terras adquiridas por católicos.
Mediante tamanha intolerância, os camponeses
da Irlanda pegaram em armas para defender o catolicismo. Foram trucidados
impiedosamente pelos exércitos de Cromwell. Ao fim da guerra, as melhores
terras irlandesas foram entregues aos ingleses protestantes e os católicos
forçados à migrar para o sul do continente. Cerca de 1.000.000 de pessoas
morreram de fome no primeiro ano do forçado exílio. Esta guerra criou uma
rivalidade entre ingleses protestantes e irlandeses católicos.
Em 1555 o consistório de Genebra
recebe do conselho da cidade o direito de excomungar. Durante dez anos Calvino
reina como senhor supremo, sendo que para ele, há uma necessidade da igreja
pregar a palavra de Deus.
A LIGAÇÃO COM A
BURGUESIA.
O
vínculo histórico entre o desenvolvimento de uma mentalidade capitalista e o
ideário calvinista foi popularizado na academia pela obra do sociólogo alemão Max Weber. “A
Ética Protestante e o Espirito do
Capitalismo”, apesar de algumas polêmicas com os marxistas. Nas regiões onde o
calvinismo e suas variações foram difundidos a burguesia prosperou, tal
construção seria embasada por alguns aspectos da doutrina de Calvino.
A) A VALORIZAÇÃO DO
TRABALHO:
A
imagem que as sociedades do mundo antigo clássico e da medievalidade
construíram sobre o trabalho, especialmente os manuais, foi em geral a mais
depreciativa possível. A luta seria reservada as camadas menos abastadas e o
ócio era valorizado pelas elites, este pensamento foi duramente criticado por
Calvino que apresentava o trabalho como
a virtude humana mais apreciada por Deus, o apego a esta atividade era a
redenção de todos os pecados.
Procuremos
lembrar que grande parte dos burgueses do século XVI eram mercadores e portando
trabalhavam dia-a dia, ao contrário dos nobres e cléricos católicos denunciados
como ociosos pelos seus antagonistas.
B) A SALVAÇÃO SEGUNDO
CALVINO:
O
calvinismo colaborou para a expansão da tese da predestinação ao defender que a
salvação poderia ser confirmada por alguns indícios como, por exemplo”, a vida
regrada sem a ostentação das riquezas adquiridas (observe que a opulência era uma
das características mais valorizadas pelo clero católico e pelos nobres, no
quadro ao lodo podemos ver os trajes discretos de protestantes calvinistas):
O
sucesso econômico seria fruto do consentimento divino. Convém ressaltar que a
relação entre protestantismo e capitalismo não deve ser conduzida como uma
relação de causa e efeito, não significa de modo algum que sem o primeiro o segundo
não teria se consolidado, mas sim que o estímulo ao trabalho, ao enriquecimento
e aos lucros criaria um ambiente adequado para a construção de uma nova
sociedade.
A Inglaterra protestante com os seus Puritanos
e os Estados Unidos com as inúmeras variações desta doutrina seriam os maiores
exemplos de países
calvinistas prósperos.
BÍBLIA
TRADUÇÃO
DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA
1Co
1:19 – Porque está
escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios e
aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1Co
1:20 - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde
está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste
mundo?