“Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados, em vez dos dogmáticos terem de prová-los. Essa idéia, obviamente, é um erro.
De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um bule de chá de porcelana girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o bule de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos.
Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice.
Entretanto, se a existência de tal bule de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade e levaria o cético às atenções de um psiquiatra, numa época esclarecida, ou às atenções de um inquisidor, numa época passada.”
Homero, sempre gostei dos seus posts no tópico "Vamos discutir Religião". Inclusive indiquei o tópico para alguns amigos e parentes, pra dar uma olhada no tópico como um todo, mas principalmente nos seus posts.
ResponderExcluirMas não cabia à mim falar isso tudo naquele tópico, obviamente.
Agora fica mais fácil indicar os textos que o Sr. já teve acesso e publica, já que no orkut a rotatividade dás páginas é muito rápida. Deixo aqui um abraço pro Sr. (e não vá dizer que "o Senhor ta no céu)