.
Praticamente todas as grandes religiões do mundo têm uma figura messiânica, que virá para combater o mal e a injustiça, restaurando o paraíso sobre a Terra. A palavra "Messias" deriva do termo hebraico mashiah, que significava originalmente "ungido", indicando alguém marcado na testa com óleo sagrado para realizar cerimônias religiosas. Com o passar do tempo, seu sentido passou a descrever uma figura semidivina que deveria vir à Terra para resgatar seu povo - um salvador. Para os judeus, ele deveria ser um rei descendente de Davi (que reinou no antigo Israel entre
Quando o Novo Testamento foi escrito, em grego, no primeiro século da
era cristã, a expressão mashiah foi traduzida como christos e tornou-se o
título de Jesus - ou seja, dizer "Jesus Cristo" é o mesmo que dizer
"Jesus, o Messias". Mas, como dissemos no início, o conceito de
Messias não se limita ao judaísmo e ao cristianismo. Veja a seguir alguns
homens que, em épocas, culturas e lugares variados, foram considerados como
encarnações do Messias.
Exército da salvação Todas as maiores
religiões possuem figuras equivalentes ao Messias
RELIGIÃO - CristianismoÉPOCA - Século 1
De início, foi reconhecido como Messias por grupos judeus que viram nele a encarnação de profecias do Velho Testamento, apontando para a vinda de um salvador. Mais tarde, ao pregar a existência de um mundo mais justo onde todos poderiam ser salvos por mérito próprio, foi considerado Messias por seus seguidores, que dariam origem a uma nova religião, o cristianismo.
SIDARTA GAUTAMA
RELIGIÃO - Budismo
ÉPOCA - Séculos 6 e
Conhecido como Buda Sakyamuni ("o sábio do clã Sakya"), foi um líder espiritual no que hoje é o Nepal. Abandonou a vida nobre para buscar a salvação da humanidade. Séculos mais tarde, influências da religiosidade chinesa fizeram com que Sidarta fosse representado como um homem gordo - mas ele vivia como mendigo.
IBN TUMART
RELIGIÃO - Islamismo
ÉPOCA - Século 12
A religião aceita a existência de um líder com inspiração divina, o mahdi. Nascido em 1080 no atual Marrocos, Ibn Tumart foi reconhecido como mahdi por seus seguidores ao pregar uma rigorosa doutrina jurídica e religiosa baseada no estudo cuidadoso do livro sagrado, o Alcorão. Não há desenhos dele porque o islamismo veta a veneração de imagens.
KRISHNA
RELIGIÃO - Hinduísmo
ÉPOCA - Século
Embora sua existência real seja controversa, Krishna teria sido um pastor que viveu no que hoje é a Índia, tendo dedicado sua vida inteira à luta para proteger a virtude e expulsar da Terra os espíritos do mal. Foi reconhecido como Messias por várias correntes do hinduísmo e também pelos adeptos da RELIGIÃO - bahaísta, nascida no atual Irã.
SIMÃO BAR KOKHBA
RELIGIÃO - Judaísmo
ÉPOCA - Século 2
Líder de um movimento político que virou revolta contra os ocupantes romanos de Jerusalém, foi reconhecido como Messias e rei pelos principais rabinos do judaísmo da ÉPOCA - por seu papel na luta contra a opressão. Deflagrou uma guerra contra os romanos entre 133 e 135, mas foi morto, e seu movimento acabou derrotado.
Fácil...
ResponderExcluirJesus morreu ressuscitou foi ao céu e está vivo até hoje.
Prova-me escritos de mais alguém que morreu, ressuscitou subiu aos céus e está vivo
Caro Jerónimo Pedro,
ResponderExcluirSÓ FREUD EXPLICA seu comentário.
"O crente não se deixará privar de sua crença, não a força de argumentos e não a força de privações. Caso se conseguisse isso com alguns seria uma crueldade. Quem toma soníferos por décadas obviamente não poderá dormir quando privado do remédio."
Sigmund Freud, em O FUTURO DE UMA ILUSÃO, fls. 119