Se há um Deus, a Bíblia é uma blasfêmia. Se não há nenhum Deus, a Bíblia é um mito. De qualquer modo, a Bíblia não é a palavra de Deus.
A INDECISÃO DE DEUS E A OPÇÃO PELO USO DA MENTIRA
SAIDA DA BOCA DE SEUS PROFETAS PARA DERROTAR O REI ACABE.
Nos conta a Bíblia que Nabote que
morava no vale de Jizreel, tinha uma vinha junto ao palácio de Acabe, rei de
Samaria, capital de Israel.
Acresce que por mera conveniência,
Acabe leva a Nabote uma proposta de compra e venda, alegando que a plantação de
uvas estava junto ao seu palácio. Propôs, Acabe a princípio um troca,
oferecendo vantagem uma vinha maior e melhor, caso Nabote não concordasse, pagaria
o preço em dinheiro.
Nabote recusou todas as ofertas,
dizendo que não ia se desfazer da herança deixada por seu pai.
Tristonho Acabe volta para casa e em
uma crise depressiva deixou-se na cama com o rosto voltada para a parede,
faltando-lhe apetite.
Sua mulher Jezabel o vendo nesse
tristeza profunda, pergunta o por que daquele desgosto, tendo seu marido
relatado a sua frustração na aquisição da vinha que tanto desejava por está
perto da sua casa.
A Astúcia da Mulher
Vale aqui um pequeno comentário: "Por
inúmeras vezes a bíblia elege a mulher como a responsável por decisões
precipitadas tomadas pela emoção do momento. Foi assim com Eva, foi assim com
Dalila e não poderia ser diferente com Jezabel."
Pois bem, vendo Jezabel seu marido e
rei de Israel, abatido por sua incapacidade de diálogo com Nabote, prometeu a
Acabe que ia tomar medidas enérgicas para obrigar Nabote a entregar-lhe a vinha
desejada.
Disse-lhe Jezabel, sua mulher: "É
assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei
para você a vinha de Nabote, de Jezreel". (1 Reis 21:7)
De imediato, Jezabel escreveu diversas cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei, e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote.
Naquelas cartas ela escreveu: "Decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo.
E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte".
As autoridades e os nobres da cidade de Nabote fizeram conforme Jezabel os orientara nas cartas que lhes tinha escrito.
Decretaram jejum e fizeram Nabote sentar-se num local destacado no meio do povo.
Então dois homens vadios vieram e se sentaram em frente dele e o acusaram diante do povo, dizendo: "Nabote amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei". Por isso o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.
Então mandaram informar a Jezabel: "Nabote foi apedrejado e está morto". (1 Reis 21:14)
Assim que Jezabel soube que Nabote tinha sido apedrejado até a morte, disse a Acabe: "Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, de Jezreel, recusou-se a vender-lhe. Ele não está mais vivo; está morto!
Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-se e foi tomar posse da vinha. (1 Reis 21:8-16)
Sendo o Deus dos hebreus onisciente,
chamou Elias e o ordenou que fosse até Acabe e o acusasse da morte de Nabote,
justamente na hora em que Acabe tomava posse da vinha.
Então o profeta Elias todo obediente ao
Senhor seu Deus, acusou injustamente o rei de Israel de ter matado Nabote para
se apropriar indevidamente de sua vinha e profetizou:
"No local onde os cães lamberam o
sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue!"
(1 Reis 21:19)
Mas as ameaças do profeta de Deus não
pararam, Elias amedrontou tanto o rei de Israel, inclusive com intimidações a
família de Acabe, chamando-o inclusive de manobrado pela sua esposa, dizendo em
alto e bom som que nunca existiu ninguém
como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por
sua mulher Jezabel.
Quando Acabe ouviu essas palavras,
rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir
sobre panos de saco e agia com mansidão.
Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias:
"Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho".
(1 Reis 21:27-29)
Cabe aqui uma reflexão sobre a justiça
de Deus.
- Acabe não participou de forma alguma
do assassinato de Nabote.
- Sabia Deus que Acabe era um homem
medroso sem atitude de rei e submisso a sua esposa.
- Sabia Deus quem era o verdadeiro
mandante do crime e seus executores, mas preferiu acusar Acabe.
- Vendo Deus a fraqueza de Acabe
borrando-se de medo e humilhando-se
perante o Senhor, Deus em conversa com o profeta Elias, resolve poupar Acabe
transferindo sua ira para o filho seu sucessor de Acabe no reino de Israel. Que
por sua vez nada fez para que ocorresse o apedrejamento e morte de Nabote.
Três anos se passaram em plena
tranquilidade sem que houvesse guerra entre a Síria e Israel, até que Jeosafá,
rei de Judá, se encontrou com o rei de Israel.
Em conversa, o rei de Israel relembrou
a Jeosafá, que a região conhecida como Ramote Gileade, ora dominada pelos
sírios, pertencia a Israel e pediu ajuda a Jeosafá para reconquista-la dos
sírios.
Jeosafá aceitou a aliança, mas pediu
para consultar a palavra de Deus.
Então o rei de Israel reuniu os
profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra
Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a
entregará na mão do rei.
Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim. (1 Reis 22:6-8)
Micaías abriu o jogo delatando os planos divino. Disse para os
presentes que viu Deus assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu
estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.(1
Reis 22:19) E o Deus onisciente e onipotente dos hebreus estava sem
saber criar uma cilada para levar Acade a morte.
Deus então pede ajuda aos membros da
assembleia:
Disse Deus: Quem induzirá Acabe, para
que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de
outra. (1 Reis 22:20)
Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E Deus lhe disse: Com quê? (1 Reis 22:21)
E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas.
Deus maravilhou-se com a ideia do
espírito e deu permissão para que ele induzisse os profetas ao erro, mentindo
descaradamente aos povos de Acade e Jeosafá, para que assim se cumprisse o que
falou o profeta Elias quando da posse de Acade na vinha de Nabote.
Dessa forma, usando Deus a mentira, persuadiu
o rei de Israel pela boca mentirosa de seus profetas, a subir para Ramote
Gileade, onde Acade encontrou a morte ferido por uma flecha disparada a esmo,
mas certamente guiada pela mão de Deus.
O rei morto foi levado para Samaria
onde o lavaram antes do sepultamento, tendo os cachorros lambido o seu sangue,
tal como Deus prescrevera pela boca do profeta Elias.
É de bom alvitre lembrar que tudo isso
acontecera por causa de uma vinha.
NOTAS
1) - Salmos 82
1 Deus está
na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
2 Até quando
julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)
3 Fazei
justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
4 Livrai o
pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
5 Eles não
conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
6 Eu disse:
Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
7 Todavia
morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
8 Levanta-te,
ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
2)
- Os cães são criaturas abomináveis pelo Deus de Israel. Pela leitura fria dos
textos bíblicos, estão definitivamente condenados ao inferno.
A
palavra “cães” de Filipenses 3,2 e Apocalipse 22,15 podemos entender da
seguinte maneira. Penso que seja a mais razoável.
Olhando
a Carta Paulina aos Filipenses, notamos uma profunda amizade que Paulo tem com
os Filipenses, é a chamada carta da alegria. Paulo está satisfeito, pois a
comunidade acolheu de boa vontade sua pregação. Tem um grupo contrário a ele os
judaizantes que ele alerta de sobremodo na carta. As palavras contra os
judaizantes faz com que entendamos o significado que Paulo dá para “cães”,
quando ele ataca os judaizantes (os que querem a volta a pratica da lei
judaica). Em Filipenses 3,2 ele afirma:
“Cuidado com os cães, cuidado com os maus operários, cuidados com os
falsos circuncidados!”(Filipenses 3,2) Bíblia de Jerusalém.
Paulo
utiliza a palavra “cães” com a mesma ironia que os Judeus chamavam os gentios
de cães (conforme Mt 15,26). Paulo na carta aos Filipenses aplica o sentido de
“cães”, aos judaizantes, que na comunidade atrapalhavam o crescimento em Jesus
Cristo, querendo um retorno a pratica a lei judaica com todos os seus
preceitos.
Concluindo:
Paulo se refere a “cães” aos falsos judaizantes, que não estão
aceitando a Jesus Cristo, e sua proposta.
Em
poucas palavras podemos dizer que “cães” que aparece em Apocalipse 22,15, num
modo geral tem o mesmo sentido de Filipenses 3,2 são aqueles que rejeitam a
proposta de Jesus Cristo. Seguem a vida com seus próprios critérios e nãos os
de Deus.
“Ficarão de fora os cães, os mágicos, os impudicos, os homicidas, os idólatras
e todos os que amam e praticam a mentira”. (Apocalipse 22,15) Bíblia de
Jerusalém.
.
"E ele veio para Bethel, e quando ele andava pelo caminho, saíram pequenas crianças da cidade e zombaram dele e disseram-lhe: 'levanta, calvo'.
"E ele se virou, olhou para eles, e os amaldiçoou em nome do Senhor. E então, duas ursas vieram da mata e devoraram quarenta e duas das crianças".
Esta era a atuação do bom Deus - o piedoso Jeová!
3 - A
HISTÓRIA DE ELIAS
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"E ele veio para Bethel, e quando ele andava pelo caminho, saíram pequenas crianças da cidade e zombaram dele e disseram-lhe: 'levanta, calvo'.
"E ele se virou, olhou para eles, e os amaldiçoou em nome do Senhor. E então, duas ursas vieram da mata e devoraram quarenta e duas das crianças".
Esta era a atuação do bom Deus - o piedoso Jeová!
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