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Esta questão da existência de Deus é
um assunto longo e sério, e, se eu tentasse tratar do tema de maneira adequada,
teria de reter-vos aqui até o advento do Reino dos Céus, de modo que me perdoareis
se o abordar de maneira um tanto sumária.
Sabeis, certamente, que a Igreja
Católica estabeleceu como dogma que a existência de Deus pode ser provada sem
ajuda da razão. Trata-se de um dogma um tanto curioso, mas é um de seus dogmas.
Tiveram de introduzi-lo porque, em
certa ocasião, os livres-pensadores adotaram o hábito de dizer que havia tais e
tais argumentos que a simples razão poderia levantar contra a existência de
Deus, mas eles certamente sabiam, como uma questão de fé, que Deus existia.
Tais argumentos e razões foram
minuciosamente expostos, e a Igreja Católica achou que devia acabar com aquilo.
Estabeleceu, por conseguinte, que a
existência de Deus pode ser provada sem ajuda da razão, e seus dirigentes
tiveram de estabelecer o que consideravam argumentos capazes de prová-lo. Há,
por certo, muitos deles, mas tomarei apenas alguns.
O ARGUMENTO DA CAUSA PRIMEIRA
Entrevista Completa
O ARGUMENTO DA CAUSA PRIMEIRA
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