quarta-feira, 24 de abril de 2013

SUETÔNIO

SUETÔNIO


Suetônio, (69 d.C. – 122 d.C.) no ano 120, em “A vida dos imperadores”, referindo-se ao reinado do imperador romano Cláudio (41-54), afirma que este “expulsou de Roma os judeus, que, sob o impulso de Chrestós (forma grega equivalente a Christós), se haviam tornado causa frequente de tumultos” (Vita Claudii, XXV).

Esta informação coincide com o relato de Atos 18,2 (“Cláudio decretou que todos os judeus saíssem de Roma”); esta expulsão ocorre por volta do ano 49/50. Suetônio, mal informado, julgava que Cristo estivesse em Roma, provocando as desordens.


Como se vê, Suetônio fala sucintamente sobre os "cristãos" bagunceiros e não de Jesus milagreiro. Portanto, a prova documental apresentada pelos cristãos para fazer crer que Jesus existiu, é insubsistente.

Com base neste minúsculo relato podemos afirmar com certa segurança que os Cristãos no reinado do Imperador Cláudio (41-54) eram desordeiros e perturbadores da ordem pública, motivo que deu causa a expulsão dos cristãos de Roma.


A perseguição aos cristãos foi feita pelo fato destes tentarem impor sua fé aos outros, como fazem os evangélicos nos dias atuais. E como fizeram todos os cristãos de diferentes denominações nestes últimos dois mil anos. Na certa entravam em templos romanos, chutavam imagens, quebravam, e tocavam fogo, assim como vem acontecendo aqui no Brasil, um país católico, nas igrejas e templos afros. Isso, sem dúvida era passível de punições severas, pois a religião era oficial. Simples. - Nada a ver com um rapaz cabeludo que pregava o amor entre os povos. Os romanos não eram bandidos. Nero colocou fogo em Roma e botou a culpa nos cristãos, pois estes já tinham as costas largas. E até isso poderia ser contestado.

É muito comum nos fóruns onde se debate o Cristianismo, os apologistas citarem como prova da existência de Jesus, livros e documentos ou outras composições literárias produzida por pessoas intelectuais da época. Muitos dos debatedores nunca leram nada a respeito da autoridade que eles apresentam como testemunha do fato, e por isso tornam-se ridículos.

Se Jesus Cristo realmente tivesse existido, a Igreja não teria necessidade de falsificar os escritos desses escritores e historiadores. Haveria, certamente, farta e autêntica documentação a seu respeito, detalhando sua vida, suas obras, seus ensinamentos e sua morte. Aqueles que o omitiram, se tivesse de fato existido, teria sido por eles abundantemente falado. Os mínimos detalhes de sua maravilhosa vida, seriam objeto de vasta explanação.


A Encyclopedia Britannica afirma que os cristãos distorceram os fatos ao enxertar o trecho sobre Jesus. Isto é verdade?

Eusébio (265-339 d.C.), reconhecido como o “Pai da história da Igreja” e nomeado supervisor da doutrina pelo imperador Constantino, escreve em seu “Preparação do evangelho”, ainda hoje publicado por editoras cristãs como a Baker House, que

 “as vezes é necessário mentir para beneficiar aqueles que requerem tal tratamento”.

Eusébio, um dos cristãos que mais influenciou a história da Igreja, aprovou a fraude como meio de promover o cristianismo! A probabilidade de o cristianismo de Constantino ser uma fraude está diretamente relacionada a desesperada necessidade de encontrar evidências a favor da historicidade de Jesus. Sem o suposto testemunho de Suetônio, não resta nenhuma evidência confiável de origem não cristã.


O Apóstolo Paulo incentiva os cristãos a mentir

"Que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com FINGIMENTO ou em verdade."[Fil 1:18]

E mais
Romanos 3:
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?


QUESTÃO DE LÓGICA:


- Qual é a maior propagadora de Jesus: Igreja.


- A Igreja é uma instituição confiável que nunca fez nada que prejudicou a humanidade ? Não


- A Igreja Mente ? Mente! (A Igreja mente é corrupta, cruel e sem piedade. (Leonardo Boff) – Revista Caros Amigos Setembro de 1998.

- Temos provas históricas ou arqueológicas sobre Jesus ?
Não.

- Como provar que a história de Jesus é verdadeira ? Não há como.

- O que difere o mito de Jesus do mito do Papai Noel ? nada!

Bom...há uma diferença .. o Papai Noel não condena ao sofrimento eterno quem desacredita dele.

25 comentários:

  1. Os textos de Filipenses e Romanos estão fora de contexto. Sobre mentira, o mesmo Paulo diz: "Cl 3:9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,". Se algumas pessoas da Igreja erraram, isso é problema delas com Deus. Agora, se você jamais errou, está em uma boa condição de julgar os erros dos outros... só que não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja lá quem você for a falácia usada por você denominada “fora do contexto” já é bastante conhecida dos céticos. Geralmente quem diz que tal pronunciamento bíblico está fora do contexto não sabe por, nem explicar de forma razoável o contexto. Fora do contexto é um termo que significa: o que você está lendo deve ser compreendido conforme a explicação da autoridade que lhe conduz e não como está escrito na bíblia. Acresce que mesmo sendo os pastores, padres, bispos e papas todos iluminados pelo Espírito Santo, nenhum deles tem interpretação unânime para as passagens bíblicas que causam momentos vexatórios. E os sentimentos de insegurança provocados pelo medo do ridículo, fazem os cristãos como você a procurarem versículos que anulem e contradigam as citações indecorosas e até ridículas encontradas no Novo Testamento.

      No caso em comento você cita o Apóstolo Paulo em clara contradição, desta vez condenando a mentira. A pergunta é, o versículo contido em Colossenses 3:9 anula ou revoga os textos em que claramente Paulo manda mentir?

      Link sugerido para assistir no Youtube
      http://porquenaosoucristao.blogspot.com.br/search/label/fora%20do%20contexto

      P.S. – Onde estão hoje as pessoas que, por mais de 300 anos, sacrificaram adolescentes, jovens, adultos e velhos nas fogueiras, sob a alegação de que o sofrimento deles salvariam suas almas?

      Por que só agora os cristãos reconheceram que Calvino, Lutero e uma porrada de Papas estavam errados quanto à inquisição?

      Mas há uma outra conotação muito mais séria e absurda na sua colocação: Nas entrelinhas podemos ver claramente: - Pague o dízimo corretamente e ofereça ofertas cada vez mais gordas. Se Edir Macedo e outros milhares de charlatões usarem seu dinheiro na construção de sua casa no valor de 4 milhões de reais, eles serão condenados ao inferno e você será salvo da danação eterna.

      O cristianismo é controverso. A história de Jesus de seus discípulos, inclusive do apóstolo Paulo são objetos de controvérsia, do nascimento miraculoso a sua ascensão.

      Excluir
    2. Não se trata de "falácia". Sua proposição está, de fato, fora de contexto, pois o senhor se apropria de um versículo em meio a um capítulo inteiro para afirmar aquilo que deseja crer mediante uma espúria interpretação.

      Vejamos o que ocorre se eu proceder da mesma forma ao citá-lo no presente texto, ao dizer que tal qual penso, o irmão Homero afirma que "os pastores, padres, bispos e papas todos iluminados pelo Espírito Santo", portanto, assim devemos crer, tal qual Homero nos instrui.

      Indago-lhe: está correto isto? Agi com probidade ante seu escrito ou procedi de modo não contextual ante o teu escrito incorrendo em uma falácia literária?

      Compreenda: o senhor afirma que "Fora do contexto é um termo que significa: o que você está lendo deve ser compreendido conforme a explicação da autoridade que lhe conduz e não como está escrito na bíblia", portanto, que devemos buscar orientação nos grandes eruditos (coisa que se faz o tempo inteiro nos grandes centros acadêmicos acerca das questões diversas, tais quais Evolucionismo, e o senhor certamente não questiona, ou questiona?)
      Mas se não posso me basear em grandes eruditos que investem a vida em estudos concernentes ao tema, o que me garante que devo atribuir validade àquilo que o senhor, um leigo e totalmente contrário à doutrina, que se crê dotado de grande saber mas é capaz de descontextualizar um escrito apenas para obter aquilo que deseja, tal qual afirma (assim creio) acerca dos escritos de Flávio Josefo, Suetônio e tantos outro?

      A bíblia é clara quando instrui-nos a que nos informemos acerca dos eventos nela descritos, que peçamos capacidade a Deus para o perfeito discernimento da palavra e que busquemos compreendê-la em todo nosso entendimento, mediante toda a nossa capacidade.

      O senhor compromete o contexto mediante não apenas toda a doutrina bíblia, mas em face do próprio capítulo em questão, no que apenas presumo: 1) o senhor não sabe interpretar um texto (o que não creio ser o correto mediante os conhecimentos por ti já expostos); 2) o senhor age de má-fé no fito de deturpar aquilo que se lhe apresenta, de modo tal a propagar-se enquanto detentor da Verdade, mediante sua denominação religiosa, a saber: Ateísmo. Denominação tal que nem ao menos lógica possui, haja vista que o senhor, nem homem algum, detém a mera capacidade de esgotar todas as vias reflexivas acerca da inexistência de Deus. Portanto, o máximo que pessoas tais quais o senhor vislumbram é a suspensão da crença mediante a impossibilidade de afirmá-la ante a própria ignorância. Se não é possível afirmar a Deus em integridade, menos ainda negá-lo de tal monta, no que o senhor nem ateu dever-se-á considerar, tão-somente um agnóstico que suspende a crença mediante impossibilidade lógico-racional da comprovação, malgrado existam inúmeras evidências...

      (continua)

      Excluir
    3. Não é preciso recorrer a nenhum outro texto para observarmos o quão deplorável é sua pseudo-interpretação:

      Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
      Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
      Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
      Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
      Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.
      Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
      Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.
      Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.
      E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, (Paulo afirma que o amor, uma disposição afetiva de caráter psíquico mediante afeição, deve ser interpretada enquanto entendimento por via do conhecimento, a saber, da palavra de Deus, a essência do Amor. A palavra de Deus não folga com a mentira, mas com a Verdade quer o senhor queira crer, quer não, no que lhe é cedido o arbítrio para tal)
      Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
      Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.(APROVAR AS COISAS EXCELENTES!, Ser SINCERO e SEM ESCÂNDALO ALGUM - portanto, mentira não é pressuposto da verdade, ao contrário, é a face outra desta nada tendo com a primeira. Poderia Paulo afirmar que devemos mentir para propagar o Evangelho se ele mesmo afirma que devemos agir com sinceridade em vista do que é perfeito? Pode a perfeição deter mácula?)
      E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;
      De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;

      Excluir
    4. E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
      Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; (Aqui Paulo descreve as más pregações em detrimento das boas descritas no capítulo anterior. Chega a ser ridículo que eu tenha que lhe expor algo tão simples, no que sei que o senhor detém perfeito juízo axiológico, contudo intenta não fazer uso deste, no fito de desvirtuar aquilo que cristalino lhe deveria ser, mas que seu fanatismo religioso ("ateísmo", mais que ciência, é fé) não lhe permite contemplar)
      Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
      Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. (Novamente, formas distintas de propagação do Evangelho)
      Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. (Aqui o Versículo que o senhor desvirtuou para seu vil intento: após compreendermos que Paulo Exorta que os irmãos a quem ele direciona a carta se portem com SINCERIDADE e SEM ESCÂNDALO, Paulo afirma que existem aqueles que para proveito próprio, seja de qual ordem for, propagam o evangelho com fingimentos, como observamos na Igreja Católica ou em grande parte das igrejas advindas da Reforma Protestante - mas falando da época em questão, aqueles que já naquele tempo buscavam implementar falsas doutrinas... Estas, entretanto, embora ações que visassem enriquecimento próprio, enaltecimento daquele que prega ou questões de diversas ordens que não a da genuína propagação do Evangelho da Salvação, procediam deste modo ainda assim e, PORTANTO!, propagaram a palavra, tal qual Jesus instruiu para irmos e propagarmos o evangelho a toda criatura viva.

      Vemos em Mateus que Jesus admoesta com antecedência acerca destes ao afirmar:

      Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

      Mateus 7:22,23

      Assim sendo, não há contradição, tampouco um falacioso impulso à propagação em fingimento. Há a exposição de que ainda que por fingimento, palavra fora pregada e Cristo apresentado, eis aí no que Paulo se compraz)

      Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo (...).

      Não seja, por favor, um novo exemplo de fanático religioso, a fim de não ser envergonhado.
      Portanto, se o senhor não é capaz de interpretar com hombridade um único capítulo da bíblia, já não há a necessidade de considerar coisa alguma do seu blog, pois sei que o mesmo está imbuído de profundo fanatismo.

      Excluir
    5. FHILIP PIMENTA
      A DESCULPA DO CONTEXTO
      ESTA FALÁCIA ESTÁ CLARA COMO A LUZ DO DIA NO VÍDEO LINCADO ABAIXO
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/02/a-desculpa-do-contexto.html

      Excluir
    6. PHILIP PIMENTA
      Se é que há um Deus.
      Há muitas versões da Bíblia Cristã e há muitas interpretações contraditórias em cada versão. Não só pelos crentes Cristãos comuns e clérigos, mas por esses estudiosos que gastaram suas vidas inteiras estudando as escrituras. Tal confusão não é o trabalho de Deus.
      Desde o mal e a confusão que a Bíblia causou, e continua causando, e desde a natureza primitiva, tola e contraditória deste livro, é evidente que a Bíblia não pode representar a palavra de Deus.
      Citarei algumas passagens, de uma das muitas versões da Bíblia para mostrar por que rejeito a Bíblia. Citarei a versão do Rei Jaime, como a li e como a entendo. Não sou tolo o bastante para acreditar no que entendo a Bíblia para dizer, é o que a Bíblia diz.


      LEITURA SUGERIDA
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/02/biblia-e-biblias.html

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amados (((!))):"Foi assim que o falso moralismo,por medo,e o comunismo ateu surgiu em vários lugares...mas e os judeus em Jerusalém,sua milenar fé e os mulçumanos em Meca,e a liberdade e democracia Ateniense...(?)
      Muito bem, obrigado e parabéns (!)... Gosto dos estoicos e hedonistas!(): solução para os problemas (?):cada um tem a liberdade de buscar e crer em sua solução para os problemas (!!!)!Viva a democracia mundial(!),Viva o amor e a paz,o progresso e o direito de se defender...Viva pessoal a alegria e o conhecimento,a arte,a ciência e tecnologia...

      Excluir
    2. Paulo Jorge Ramos
      Tens demonstrado desconhecimento de fatos.
      Flavius Josephus não escreveu sobre Jesus, como explicado aqui:
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/04/flavius-josephus.html
      Sobre os Evangelhos canônicos leia aqui
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/01/o-novo-testamento.html
      E mais
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/04/flavius-valerius-constantinus.html
      E mais
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/05/mas-igreja-escreveu-mesmo-os-evangelhos.html
      Sobre Plínio
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2013/04/plinio-o-jovem.html

      Veja a palavra da Igreja
      https://www.youtube.com/watch?time_continue=255&v=olzUzmyrr9M

      https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=EMKn_eAe8I8

      Excluir
  3. Deu no mesmo: o Evangelho continua sendo loucura para os que perecem e o poder de Deus para os que creem. Isso nunca vai mudar.

    ResponderExcluir
  4. Vai mudar sim. Na Idade Média na Europa, acreditava-se que a história de Jesus fosse um fato público e notório, portanto inconteste. Hoje há pessoas que mesmo nascidas em países cristãos usam a razão é nao a fé. Nisso Martinho Lutero era inegavelmente um sábio ao afirmar que a razão era a prostituta do Diabo.

    Tenha um bom feriado de carnaval.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, qual a mensagem contida nas entrelinhas do seu anunciado, que foi retirado das palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios?

    Que é burrice questionar as palavras de Mateus, Marcos, Lucas e João.

    "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    1 Coríntios 1:18-23

    Em outras palavras, o que a bíblia nos diz é que devemos aceitar o Cristianismo sem nada questionar. Do contrário seremos taxados de loucos.

    Martinho Lutero estava coberto de razão:

    "A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores."
    Fonte: Revista Caras, Edição de 27 de Setembro de 2006.

    "A Razão deveria ser destruída em todos os cristãos. Ela é o maior inimigo da fé. Quem quiser ser um cristão deve arrancar os olhos de sua razão."

    "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  7. Homero amigo.
    Gandhi disse:
    O cristianismo seria perfeito se não fossem os cristãos.
    Mas eu fico com a seguinte possibilidade.
    Jesus homem existiu, revolucionario do amor. E a partir daí criaram o mito para benefício próprio.
    POrque a ninguém foi creditado a ideia de amor incondicional.

    Abraços e positividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já li e ouvi pessoas afirmarem que essa frase foi pronunciada por Gandhi. Também já li frases absurdas atribuídas a Albert Einstein, Leonardo Boff e outros famosos. Se é verdade que Gandhi tenha acho o Cristianismo perfeito, certamente ele não leu o Novo Testamento. Este livro é muito mais violento que o Velho Testamento.
      Confira aqui mesmo neste site
      http://porquenaosoucristao.blogspot.com.br/2015/07/a-violencia-nos-evangelhos-de-cristo.html

      Excluir
  8. ai...ai... aos tolos, só resta escrever tolices. A quem interessa citar transcrições afirmando que um apóstolo orientaria cristãos a mentir quando na verdade, quem ler todo o capítulo de Filipenses 1:1-30 sabe que não é isto que Paulo orienta ??

    ResponderExcluir
  9. ai...ai..porque motivo alguém que se diz "não cristão" perde tempo lendo a bíblia e empreendendo esforços em refutá-la, quando poderia estar lendo postagens no Facebook ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O perigo é exatamente este. Deixar o facebook pela bíblia.
      Pois só um analfabeto funcional é capaz de lê-la e permanecer acreditando em Deus.

      Não estaria aqui rebatendo seus postes, se tivesse nascido na Espanha e fosse contemporâneo de Torquemadas.

      Excluir
    2. Me perdoe falar, mas voce é um anátema e espero que um dia você encontre a cristo e se converta de todo o seu coração. Há muitas evidências conclusivas da morte e ressurreição de Jesus Cristo. As Igrejas que você cita e os Cristãos já tiraram milhões de pessoas da marginalidade e de todos os tipos de vícios, porque quem crê na bíblia como a palavra de Deus se transforma, porque essa palavra e viva e eficaz e mais cortante do que espada de dois gumes. É questão de fé. Deus abençoe a sua vida e na sua infinita misericórdia tenha compaixão de você!

      Excluir
    3. A resposta para spsouza está aqui, neste link:
      https://porquenaosoucristao.blogspot.com/2011/05/cristianismo-2000-anos-de-crimes-terror.html

      Excluir
  10. Ser cristão não significa ser fiel à Igreja Católica, Protestante, Evangélica, Luterana, ou outros nomes quaisquer, incluindo Espiritismo, Umbanda, Hare Krishna, etc. pois cego é aquele que credita sua salvação (para quem sabe o que isto realmente significa)a um padre ou um pastor, sendo muitos deles, meros vigaristas de batina (ou não) com uma bíblia debaixo do braço tentando usar a palavra de Deus para ludibriar.

    ResponderExcluir
  11. Conforme previsto há mais de 2 mil anos atrás (e este blog dentre tantos outros serve para corroborar as previsões), estamos vivendo o tempo da apostasia (2 Tessalonicenses 2:3 e Isaías 32:6-7). Falsas igrejas, falsos padres, falsos fiéis, falsos pastores, falsos ensinamentos, mas felizmente, "Deus conhece os que lhe pertence.."(2 Timóteo 2:19)

    ResponderExcluir
  12. Ah, é claro, não perca seu tempo respondendo meus comentários. Não espero respostas tampouco entrarei em discussões insensatas e sem sentido tentando provar algo para quem tem pouca ou nenhuma fé.
    Viva bastante e talvez, poderá presenciar as demais profecias sendo cumpridas e as mentiras sendo desmascaradas.....

    ResponderExcluir
  13. Quem comenta este blog no anonimato, assim o faz com vergonha de mostrar a cara e expor-se ao ridículo.
    Demonstrou desconhecimento incluindo entre os cristãos, os espíritas, e religiões politeístas a exemplo de Umbanda e Hare Krishna.
    Desculpe-me mais não dá para perder tempo com você.

    ResponderExcluir