“A ilusão religiosa é a mais implacável e a mais tenaz, ela vincula uma pulsão e está próxima aos delírios psiquiátricos" (Freud, 1927)
Explorando os mitos.
1. Pessoas não se juntam as seitas. Elas são recrutadas.
2. Pessoas são recrutadas por um método e não por uma mensagem.
3. Pessoas não se mantêm nas seitas porque elas não tem nada melhor para fazer
com suas vidas, mas porque coerção psicológica as mantém lá.
4. Seitas tencionam escravizar as pessoas por toda a vida, ou tão pelo máximo
de tempo possível que estas tiverem valor para a seita. E isto não é um
interesse passageiro ou uma fase.
5. Pessoas normais oriundas de famílias normais são recrutadas por seitas.
6. Os lideres das seitas deveriam ser culpados pelos problemas causados, e não
individualmente os membros, ex-membros ou suas famílias. (Síndrome da culpa da
vitima). Isto pode acontecer com qualquer um.
7. Os membros das seitas são sinceros (vitimas sinceras, mas sinceras).
8. Os membros das seitas são vitimas e precisam ser tratados com amor. Eles são
pessoas que precisam de ajuda, e não hostilidade.
9. As seitas recrutam pessoas de todas as idades, e não somente pessoas jovens.
10. Os
recrutamentos das seitas são dificilmente identificados visualmente. Eles
normalmente se parecem com pessoas totalmente normais que parecem ser muito
amigáveis.
11. Qualquer pessoa pode se tornar uma vitima das técnicas de coerção
psicológicas das seitas.
12. Informações precisas sobre as seitas não são obtidas tentando-se uma
infiltração nos cultos. Isto é muito perigoso.
Predisposição
para a conversão religiosa
1. Tensão: Uma discrepância entre o que alguém acha de si mesmo e o que
esse alguém quer ser
2. Tipos de perspectivas de solução de problemas: perspectivas psiquiátricas,
políticas e religiosas estão disponíveis, porém, a maioria escolhe as
religiosas.
3. Buscadores: Religiões convencionais parecem inadequadas, então a pessoa se
vê como um explorador religioso
4. O Ponto de Retorno: Alguém se sente estando em um estágio crítico de sua
vida, então abraça o sentimento de que um importante passo ou mudança está para
vir.
5. Circulo de Afetividade das Seitas: Uma amizade ou algum tipo de companheirismo
com algum membro de uma seita pode ser estabelecido para que a conversão
aconteça. Em um estudo 84.7% dos membros das seitas foram primeiro introduzidos
na seita por um amigo ou conhecido de algum grupo.
6. Circulo de Amigos além da Seita: Amizades com pessoas que tem opiniões
negativas sobre a seita devem ser enfraquecidas ou pelo menos serem mais fracas
do que as amizades com as pessoas da seita.
7. Intensa Interação: Isto separa a conversão "verbal" da conversão
"total". Esta interação com o convertido "verbal" é
geralmente para que ele se torne um convertido "total" através de uma
maior interação com o convertido "total".
Tipos de Conversão
1. Intelectual: a pessoa estuda a organização sem qualquer participação na
organização. Ele é basicamente um crente a partir do momento que ele começa a
participar.
2. Mística: A conversão de São Paulo é um exemplo. Esta conversão surge a
partir de um poder que vem de fora do individuo com pouca ou nenhuma pressão
social envolvida.
3. Experimental: a pessoa participa de uma organização para ver se ela gosta ou
se isto é o que ela estava procurando.
4. Afetiva: Uma amizade com um membro da seita é o principal motivo para a
conversão.
5. Reavivamento: Uma profunda experiência ocorre em meio a grande emoção no
meio de pessoas, isto é suficiente para causar uma conversão.
6. Coerciva: O indivíduo é forçado, sabendo ou não, a se converter. Sete passos
são usados:
a. controle total do ambiente da pessoa.
b. incertezas - por exemplo, ser elogiado ou punido por fazer as mesmas coisas
em diferentes tempos
c. Isolamento do mundo exterior.
d. Tortura mental e/ou física.
e. Debilitação física e exaustão.
f. Humilhação pessoal.
g. Certificação da culpa individual.
Conversão Ativa versus Conversão Passiva
O ponto principal de discussão atual no campo da conversão por seitas é
se um convertido tem um papel ativo em sua conversão, ou se ele é influenciado
para se converter. Mas na parte II nós podemos ver que as duas opções estão
corretas - depende de qual tipo de conversão nós estamos falando. Mística,
reavivamento, afetiva, e conversão coerciva todas tem largos degraus de
influencia sobre a maior parte das conversões passivas, já a conversão
intelectual e a experimental são na maioria das vezes eventos realizados pelo
próprio convertido.
Observador Participante
Um importante ponto a observar é que os pesquisadores obtém suas informações sobre
seitas quase que totalmente de entrevistas com membros atuais ou antigos de
seitas.
Isto está começando a mudar hoje,
quase nenhum entrevistador tem experiências diretas dentro de um culto.
Informações de segunda mão são frequentemente mal interpretadas, e isto pode
ser notado no desenvolvimento de uma pesquisa.
Por exemplo, num artigo
objetivando verificar se os membros do Hare Krishna tinham algum prejuízo
psicológico por envolverem-se com a seita. Infelizmente, a amostra de membros
escolhida foi influenciada pelo próprio movimento Hare Krishna, o que
geralmente distorce os resultados. Os Hare Krishnas poderiam esconder aqueles
membros que eram psicologicamente instáveis, e de fato há evidencias que muitas
seitas simplesmente rejeitam as pessoas que desenvolvem qualquer dificuldade
mental.
Então, enquanto os estudiosos não
encontram nenhum prejuízo na amostra, não se prova nada exceto a respeito
daquelas poucas pessoas estudadas.
Pesquisadores, então, devem querer ou tornar-se um observador participante ou
admitir que suas evidências não podem explicar o que acontece dentro de uma
seita. Até um observador participante tem dificuldades em mostrar o seu
imparcialismo. Usar ex-membros também é problemático porque eles podem tentar
mostrar o grupo pior do que realmente é.
METODOS DE REFORMULAÇÃO DO
PENSAMENTO
1. Controle do Meio
Envolve "controle da comunicação humana"
a. Controle de comunicação com o exterior - com quem você fala
b. Controle sobre o que você pensa internamente (ex. rejeição a dúvidas,
introdução do medo quando algum pensamento "errado" acontece).
"Ele é privado da comunicação externa e da reflexão interna algo que
qualquer um necessita para testar a realidade do meio em que vive e manter uma
medida de identidade separada desse meio. Ao contrário, ele é doutrinado para
fazer uma absurda polarização entre o real (a ideologia da seita) e o irreal
(qualquer coisa além)"
2. Manipulação Mística
Feita para produzir "espontaneidade planejada". Os seguidores criam
misticismos sobre o grupo e seus objetivos - que é apresentado como a ultima
verdade que veio de Deus, ou qualquer outro apelo. O grupo e os seus objetivos
são vistos como mais importantes do que qualquer coisa. "qualquer
pensamento ou ação que questione os ensinamentos é considerado como sendo
estimulado por um mau propósito.
3. Demanda por purificação
O mundo é sabiamente dividido entre puros e impuros. Coisas puras são aquelas
inclusas na política do grupo. Todas as impurezas devem ser eliminadas. "A
mais importante crença é que a absoluta pureza é atingível, e qualquer coisa
feita a alguém em nome dessa pureza é altamente moral". É claro, na
verdade ninguém pode atingir absoluta pureza, nisto resulta vergonha e culpa. O
grupo é onde você ganha "perdão" desta culpa. A culpa provém do
contato com o mundo impuro, então a pessoa se afunda mais e mais dentro do
grupo.
4. Culto
de confissão
Confissão é um
método usado para se livrar da impureza.
a. Você deve freqüentar a seita para purificação.
b. Você deve abrir a mente para a seita para se purificar.
c. Sua mente torna-se propriedade da seita
d. Confissão torna-se uma habilidade após um tempo.
e. Alguém pode aprender como manter segredos com o objetivo de ter alguma
identidade. Mas isto leva a tensão e culpa.
5. A "Ciência Sagrada"
A seita proclama ter absoluta
precisão científica - não há dúvida que sua afirmação é verdadeira. Duvidar
significa ser "anti-cientifico" ou maluco. Não há necessidade da
busca pela verdade, e de fato tal busca é um desvio da verdade e a negação dela
(qualquer um pode ver porque há tão pouca preocupação com a educação).
6. Incorporando a linguagem
"O mais estudado e complexo dos problemas humanos são as crenças,
altamente restritivas, frases interiorizadas, facilmente memorizáveis e
expressadas" (p.429).
Costuma marcar os membros do grupo - você "conhece o linguajar".
7. Doutrinação pessoal
As histórias de uma pessoa são transformadas de acordo com a doutrina da seita.
Todos têm que se adaptar aos dizeres da doutrina. Se a experiência de alguém
contradiz a doutrina, uma elaboração racional irá explicar a discrepância e
provar que a doutrina está certa e a experiência está errada.
Um excelente exemplo disto ocorreu em 1844. William Miller convenceu
milhares de que Cristo voltaria no dia 22 outubro. Os crentes vestiram-se de roupas
brancas e subiram colinas para esperar sua volta. Como Cristo não retornou,
Miller admitiu que tinha errado, desculpou-se, e nunca profetizou novamente.
Mas Ellen G. White, uma seguidora de Miller, declarou que Cristo tinha
realmente feito um grande ato - Ele tinha ido neste dia na biblioteca do céu
para começar o julgamento sobre o destino dos mortos. A partir desta
argumentação surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
8. Dispensa
da existência
Pessoas de fora são vistas como incompletas. Eles estão perdendo algum aspecto
de suas vidas que os membros da seita têm. Então há esperança para os de fora
se eles se juntarem a seita, a menos que elas já tenham participado e rejeitado
a mensagem. A seita decide quem é uma pessoa real e quem não é.
"O totalitarismo ideológico... invoca emoções destrutivas, produz opressão
intelectual e psicológica, e priva a pessoa de tudo o que é mais sublime e
imaginativo - sob a falsa promessa de eliminar todas as nossas imperfeições as
quais ajudam a definir a condição humana"
ANTÍDOTOS
1. Saiba quem você é e porque você é do jeito que você é. Você é único e
poderia ser uma perda para você eliminar sua identidade em favor de um grupo
que não encoraja você a formular questões profundas.
2. Veja em você um modelo. Deixe esta pessoa ser alguém que você conhece bem,
respeita e admira. Esta pessoa irá ajudar você a atravessar os momentos
difíceis e irá inspirar você durantes os bons momentos.
3. Saiba o que os cultos estão vendendo. Entenda estes assuntos antes que você
tenha um dialogo com eles.
4. Esteja atento as pessoas que querem ser seus melhores amigos em seu primeiro
encontro, quem quer que você compartilhe seus detalhes pessoais e individuais
com ele, quando você nem bem o conhece nem ele a você.
5. Esteja atento aos grupos ou pessoas que subitamente separam você de seus
amigos e família e substituem seu grupo familiar.
6. Todos nós temos coisas que não gostamos em nós mesmos. Isto nos faz mais
vulneráveis porque as seitas são especialistas em identificar estes problemas e
providenciar rápidas e fáceis respostas para eles.
7. Todos nós crescemos. Como parte disso nós tentamos nos livrar da autoridade
de nossos pais. Alguns são mais rebeldes do que outros. Não deixe que este
tempo seja um tempo onde você troca o controle de seus pais por um controle
mais forte e mais exigente de uma seita que não irá lhe permitir autonomia e
individualidade.
8. "Isto não irá acontecer comigo" são freqüentemente as ultimas
palavras que alguém diz antes que isto aconteça. Quando suas defesas estão em
baixa você está mais vulnerável do que o normal.
“A ilusão religiosa é a mais implacável e a mais tenaz, ela vincula uma pulsão e está próxima aos delírios psiquiátricos" (Freud, 1927)
Explorando os mitos.
1. Pessoas não se juntam as seitas. Elas são recrutadas.
2. Pessoas são recrutadas por um método e não por uma mensagem.
3. Pessoas não se mantêm nas seitas porque elas não tem nada melhor para fazer com suas vidas, mas porque coerção psicológica as mantém lá.
4. Seitas tencionam escravizar as pessoas por toda a vida, ou tão pelo máximo de tempo possível que estas tiverem valor para a seita. E isto não é um interesse passageiro ou uma fase.
5. Pessoas normais oriundas de famílias normais são recrutadas por seitas.
6. Os lideres das seitas deveriam ser culpados pelos problemas causados, e não individualmente os membros, ex-membros ou suas famílias. (Síndrome da culpa da vitima). Isto pode acontecer com qualquer um.
7. Os membros das seitas são sinceros (vitimas sinceras, mas sinceras).
8. Os membros das seitas são vitimas e precisam ser tratados com amor. Eles são pessoas que precisam de ajuda, e não hostilidade.
9. As seitas recrutam pessoas de todas as idades, e não somente pessoas jovens.
11. Qualquer pessoa pode se tornar uma vitima das técnicas de coerção psicológicas das seitas.
12. Informações precisas sobre as seitas não são obtidas tentando-se uma infiltração nos cultos. Isto é muito perigoso.
1. Tensão: Uma discrepância entre o que alguém acha de si mesmo e o que esse alguém quer ser
2. Tipos de perspectivas de solução de problemas: perspectivas psiquiátricas, políticas e religiosas estão disponíveis, porém, a maioria escolhe as religiosas.
3. Buscadores: Religiões convencionais parecem inadequadas, então a pessoa se vê como um explorador religioso
4. O Ponto de Retorno: Alguém se sente estando em um estágio crítico de sua vida, então abraça o sentimento de que um importante passo ou mudança está para vir.
5. Circulo de Afetividade das Seitas: Uma amizade ou algum tipo de companheirismo com algum membro de uma seita pode ser estabelecido para que a conversão aconteça. Em um estudo 84.7% dos membros das seitas foram primeiro introduzidos na seita por um amigo ou conhecido de algum grupo.
6. Circulo de Amigos além da Seita: Amizades com pessoas que tem opiniões negativas sobre a seita devem ser enfraquecidas ou pelo menos serem mais fracas do que as amizades com as pessoas da seita.
7. Intensa Interação: Isto separa a conversão "verbal" da conversão "total". Esta interação com o convertido "verbal" é geralmente para que ele se torne um convertido "total" através de uma maior interação com o convertido "total".
1. Intelectual: a pessoa estuda a organização sem qualquer participação na organização. Ele é basicamente um crente a partir do momento que ele começa a participar.
2. Mística: A conversão de São Paulo é um exemplo. Esta conversão surge a partir de um poder que vem de fora do individuo com pouca ou nenhuma pressão social envolvida.
3. Experimental: a pessoa participa de uma organização para ver se ela gosta ou se isto é o que ela estava procurando.
4. Afetiva: Uma amizade com um membro da seita é o principal motivo para a conversão.
5. Reavivamento: Uma profunda experiência ocorre em meio a grande emoção no meio de pessoas, isto é suficiente para causar uma conversão.
6. Coerciva: O indivíduo é forçado, sabendo ou não, a se converter. Sete passos são usados:
a. controle total do ambiente da pessoa.
b. incertezas - por exemplo, ser elogiado ou punido por fazer as mesmas coisas em diferentes tempos
c. Isolamento do mundo exterior.
d. Tortura mental e/ou física.
e. Debilitação física e exaustão.
f. Humilhação pessoal.
g. Certificação da culpa individual.
O ponto principal de discussão atual no campo da conversão por seitas é se um convertido tem um papel ativo em sua conversão, ou se ele é influenciado para se converter. Mas na parte II nós podemos ver que as duas opções estão corretas - depende de qual tipo de conversão nós estamos falando. Mística, reavivamento, afetiva, e conversão coerciva todas tem largos degraus de influencia sobre a maior parte das conversões passivas, já a conversão intelectual e a experimental são na maioria das vezes eventos realizados pelo próprio convertido.
Observador Participante
Um importante ponto a observar é que os pesquisadores obtém suas informações sobre seitas quase que totalmente de entrevistas com membros atuais ou antigos de seitas.
Pesquisadores, então, devem querer ou tornar-se um observador participante ou admitir que suas evidências não podem explicar o que acontece dentro de uma seita. Até um observador participante tem dificuldades em mostrar o seu imparcialismo. Usar ex-membros também é problemático porque eles podem tentar mostrar o grupo pior do que realmente é.
1. Controle do Meio
Envolve "controle da comunicação humana"
a. Controle de comunicação com o exterior - com quem você fala
b. Controle sobre o que você pensa internamente (ex. rejeição a dúvidas, introdução do medo quando algum pensamento "errado" acontece).
"Ele é privado da comunicação externa e da reflexão interna algo que qualquer um necessita para testar a realidade do meio em que vive e manter uma medida de identidade separada desse meio. Ao contrário, ele é doutrinado para fazer uma absurda polarização entre o real (a ideologia da seita) e o irreal (qualquer coisa além)"
2. Manipulação Mística
Feita para produzir "espontaneidade planejada". Os seguidores criam misticismos sobre o grupo e seus objetivos - que é apresentado como a ultima verdade que veio de Deus, ou qualquer outro apelo. O grupo e os seus objetivos são vistos como mais importantes do que qualquer coisa. "qualquer pensamento ou ação que questione os ensinamentos é considerado como sendo estimulado por um mau propósito.
3. Demanda por purificação
O mundo é sabiamente dividido entre puros e impuros. Coisas puras são aquelas inclusas na política do grupo. Todas as impurezas devem ser eliminadas. "A mais importante crença é que a absoluta pureza é atingível, e qualquer coisa feita a alguém em nome dessa pureza é altamente moral". É claro, na verdade ninguém pode atingir absoluta pureza, nisto resulta vergonha e culpa. O grupo é onde você ganha "perdão" desta culpa. A culpa provém do contato com o mundo impuro, então a pessoa se afunda mais e mais dentro do grupo.
Confissão é um método usado para se livrar da impureza.
a. Você deve freqüentar a seita para purificação.
b. Você deve abrir a mente para a seita para se purificar.
c. Sua mente torna-se propriedade da seita
d. Confissão torna-se uma habilidade após um tempo.
5. A "Ciência Sagrada"
A seita proclama ter absoluta precisão científica - não há dúvida que sua afirmação é verdadeira. Duvidar significa ser "anti-cientifico" ou maluco. Não há necessidade da busca pela verdade, e de fato tal busca é um desvio da verdade e a negação dela (qualquer um pode ver porque há tão pouca preocupação com a educação).
6. Incorporando a linguagem
"O mais estudado e complexo dos problemas humanos são as crenças, altamente restritivas, frases interiorizadas, facilmente memorizáveis e expressadas" (p.429).
Costuma marcar os membros do grupo - você "conhece o linguajar".
7. Doutrinação pessoal
As histórias de uma pessoa são transformadas de acordo com a doutrina da seita. Todos têm que se adaptar aos dizeres da doutrina. Se a experiência de alguém contradiz a doutrina, uma elaboração racional irá explicar a discrepância e provar que a doutrina está certa e a experiência está errada.
Pessoas de fora são vistas como incompletas. Eles estão perdendo algum aspecto de suas vidas que os membros da seita têm. Então há esperança para os de fora se eles se juntarem a seita, a menos que elas já tenham participado e rejeitado a mensagem. A seita decide quem é uma pessoa real e quem não é.
1. Saiba quem você é e porque você é do jeito que você é. Você é único e poderia ser uma perda para você eliminar sua identidade em favor de um grupo que não encoraja você a formular questões profundas.
2. Veja em você um modelo. Deixe esta pessoa ser alguém que você conhece bem, respeita e admira. Esta pessoa irá ajudar você a atravessar os momentos difíceis e irá inspirar você durantes os bons momentos.
3. Saiba o que os cultos estão vendendo. Entenda estes assuntos antes que você tenha um dialogo com eles.
4. Esteja atento as pessoas que querem ser seus melhores amigos em seu primeiro encontro, quem quer que você compartilhe seus detalhes pessoais e individuais com ele, quando você nem bem o conhece nem ele a você.
5. Esteja atento aos grupos ou pessoas que subitamente separam você de seus amigos e família e substituem seu grupo familiar.
6. Todos nós temos coisas que não gostamos em nós mesmos. Isto nos faz mais vulneráveis porque as seitas são especialistas em identificar estes problemas e providenciar rápidas e fáceis respostas para eles.
7. Todos nós crescemos. Como parte disso nós tentamos nos livrar da autoridade de nossos pais. Alguns são mais rebeldes do que outros. Não deixe que este tempo seja um tempo onde você troca o controle de seus pais por um controle mais forte e mais exigente de uma seita que não irá lhe permitir autonomia e individualidade.
8. "Isto não irá acontecer comigo" são freqüentemente as ultimas palavras que alguém diz antes que isto aconteça. Quando suas defesas estão em baixa você está mais vulnerável do que o normal.