quarta-feira, 17 de abril de 2013

A GRANDE FALHA PROFÉTICA DO RETORNO DE JESUS




Na Bíblia existem muitas profecias mas, sem dúvida, uma das mais conhecidas e celebradas é a do JUÍZO FINAL, a SEGUNDA VINDA de Cristo, que virá recolher todos aqueles que nele creram e dar-lhes o Reino dos Céus e a Vida Eterna como recompensa (apesar de haver divergências sobre como será esse retorno). O problema é que, segundo a Bíblia, isso já deveria ter acontecido há muito tempo!


Vejamos o que nos fala essa profecia feita, segundo os evangelhos, pelo próprio Jesus Cristo. Preste atenção nas palavras “Breve”, “Cedo”, “Agora” e “Próximo”. Se tiver alguma dúvida sobre o significado delas não se acanhe e consulte um dicionário


Em Mateus 24:03-35; Marcos 13:24-30 e Lucas 21:27-32, Jesus faz uma extensa e detalhada descrição sobre o Juízo Final; e complementa dizendo:


"EM VERDADE VOS DIGO, QUE NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO SEM QUE TODAS ESSAS COISAS SE CUMPRAM"


A passagem acima é uma grande pedra no sapato dos esperançosos cristãos. Abaixo, alguns argumentos comuns tentando resolver o problema.


* Jesus se refere apenas à destruição de Jerusalém ocorrida no ano 70 EC.  Porém, o contexto e a palavra "TODAS" derrubam esse argumento.


* A palavra GERAÇÃO não deve ser entendida como o conjunto de pessoas de uma mesma época, mas como sendo a RAÇA ou o POVO judeu. Mas por que, exatamente aí, "Geração" ganha esse significado especial, sendo que palavra é usada no seu sentido comum nas demais vezes que aparece no Novo Testamento?

E ainda contra tal argumento temos a bíblia na linguagem de hoje (NTLH), que diz:

"essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos"


  • "ESTA GERAÇÃO", na verdade, se refere a uma geração futura, e não a geração daquela época. Entretanto, note que é empregada a expressão "AQUELES DIAS" quando Jesus fala de dias futuros em um versículo anterior. Sendo assim, devemos supor que, se Jesus estivesse realmente falando de uma geração futura, teria dito *AQUELA* GERAÇÃO e não *ESTA* GERAÇÃO. Além disso, devemos observar o emprego dos tempos verbais no decorrer do capítulo. Exemplos:

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: ACAUTELAI-VOS, que ninguém VOS ENGANE - Mateus 24:04


E OUVIREIS de guerras e de rumores de guerras; OLHAI, não vos ASSUSTEIS, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim - v.6



Portanto, se VOS DISSEREM: Eis que ele está no deserto, não SAIAIS. Eis que ele está no interior da casa; não ACREDITEIS - v.26



Assim, fica claro que a geração em questão era a geração dos discípulos, para o qual ele discursava, e não a geração de um futuro distante e incerto. Penso que apenas a análise de Mateus 24 basta para derrubar a esperança dos atuais cristãos no Segundo Advento de Jesus. Entretanto, várias outras passagens mostram que a Segunda Vinda era pregada como um acontecimento realmente iminente; devendo acontecer no tempo de vida dos apóstolos.


Mil anos como um dia?



2Pedro 03:03,09 parece relatar uma certa frustração dos primeiros cristãos pela demora do retorno de Jesus, o que Pedro justifica argumentando que “um dia para Deus é como mil anos, e mil anos são como um dia” (vindo do Salmos 90:04). E continua, dizendo: ”O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia.” Bom, mas depois de quase dois mil anos de espera...



Esse tal “um dia como mil e mil anos como um dia” tem sido um dos principais argumentos usados na tentativa de evitar uma grande decepção profética, porém, soa como um belo remendo, pois Jesus mesmo assegurou que o Juízo Final aconteceria ainda no tempo de vida de alguns dos seus discípulos, como veremos novamente adiante. Aliás, Pedro, assim como Jesus (ver Marcos 01:15), também usa a palavra "Próximo" em uma passagem anterior quando fala sobre o Juízo Final (1Pedro 04:07). A própria bíblia nos mostra que Deus usa a noção humana de tempo quando faz promessas e profecias. Alguns exemplos:

Porque eis o que falou o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Assemelha-se a filha de Babilônia à eira do tempo do apisoamento, ainda por um pouco, e para ela logo virá o tempo da colheita - Jeremias 51:33


Pelo que assim diz o Senhor Deus dos exércitos: Ó povo meu, que habitas em Sião, não temas a Assíria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão a maneira dos egípcios; porque daqui a bem pouco se cumprirá a minha indignação, e a minha ira servirá para os consumir - Isaías 10:24,25

 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos - Gênesis 15:13


Assim, podemos considerar que o autor de 2 Pedro estava apenas tentando consolar os cristãos da sua época e não realmente dizendo que Jesus poderia demorar milhares de anos para voltar. Lembrando que 2 Pedro é uma obra cristã relativamente tardia. Tardia o suficiente para se arranjar uma desculpa 

Vamos continuar com nossa investigação das passagens assegurando um retorno iminente do “Salvador” para a época dos apóstolos.

Marcos 01:15- E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está PRÓXIMO.

Arrependei-vos, e crede no evangelho 1Pedro 01:20- O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, MAS MANIFESTADOS NESSES ÚLTIMOS TEMPOS por amor de vós.


1Pedro 04:07- Mas já está PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração


Em 1Coríntios 07:29-31, Paulo até mesmo adverte para que não fossem feitos planos para o futuro:


...vos digo, irmãos, que o tempo se ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa


Romanos 16:20- E o Deus de paz esmagará em BREVE Satanás debaixo dos vossos pés


Hebreus 09:26- De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo

Hebreus 10:37- Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ


Tiago 05:07,08- Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, PORQUE A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA

Paulo pede que Timóteo que guarde os mandamentos até a volta de Jesus:

... guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo - 1Timóteo 06:13,14


Pedronas no sapato



1Tessalonicenses 04:14-15. Outra declaração mostrando que Paulo realmente pregava que a vinda de Jesus ocorreria em sua época:


"Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS PARA A VINDA DO SENHOR, de modo algum precederemos os que já dormem."

1Coríntios 10:11- Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para AVISO NOSSO, para quem já SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.

Mateus 10:23- Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM.

Em Mateus 26:59, Jesus profetiza para Caifás:


"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu."

Para a defesa da passagem acima é usado Apocalipse 01:07:

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."

Porém, não há motivos concretos para se supor que o redator de Apocalipse considerasse “aqueles que o traspassaram” como estando todos mortos e que tal evento não aconteceria no tempo de vida dos mesmos, pois ele próprio ainda estava vivo.



Uma montanha no sapato



Mateus 16:28– Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Os apologistas alegam que a passagens acima não tem relação com o Segundo Advento, e sim com a Transfiguração de Jesus presenciada por alguns dos discípulos (ver Mateus 17:01-05). Ora, se isso é verdade, onde estão os anjos e a recompensa do versículo anterior, ou seja, em Mateus 16:27? Veja abaixo a clara relação entre os dois versículos:


"27Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.


28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino."


Os defensores da bíblia querem nos convencer de que entre os dois versículos há um espaço de milênios! Além disso, devemos atentar para um detalhe: o uso da palavra “vir”. Durante a transfiguração Jesus não veio de lugar algum, simplesmente interagiu com as aparições.


Aumentando o tamanho da pedra



Atos 02:15-17- Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos.


Faz uns 1900 anos que isto foi escrito. Bem, 1900 vezes 365 (vamos fingir que anos bissextos não existem) da 693.500 dias. Esses são os "últimos dias" mais longos da história! Seria bom que o governo nos desse "últimos dias" como esses para pagarmos nossos impostos .

Em 1 João 02:18 os tais "últimos dias" se transformam na "última hora":


"FILHINHOS, É A ÚLTIMA HORA. Como ouviste dizer, o Anticristo está para chegar, mas já agora há muitos Anticristos, DONDE SABEMOS QUE É A ÚLTIMA HORA."



As pedradas de Apocalipse



01:01- Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer.


01:03- Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está PRÓXIMO.


03:11- Venho SEM DEMORA.


12:12- Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, SABENDO QUE JÁ TEM POUCO TEMPO.


22:07- Eis que CEDO venho.


22:12- Eis que CEDO venho.


22:10E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque PRÓXIMO está o tempo.


22:20- Aquele que testifica essas coisas diz: CERTAMENTE CEDO VENHO.


Todas essas passagens implicam que a Segunda Vinda de Jesus foi prometida como um evento muito próximo, não em um sentido místico, poético ou figurado, mas em termos literalmente e claramente humanos. Diante disso, somos obrigados a aplicar, também a Jesus e seus apóstolos, uma passagem na própria Bíblia que diz:

E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele - Deuteronômio 18:21,22

Mas quem sabe no dia de São Nunca?

Créditos Sky


8 comentários:

  1. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
    Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
    As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    1 Coríntios 2:10-15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Vagner, então o senhor sugere que tenhamos que viver numa dimensão intelctual a parte para entender a Bíblia? Eu tenho de entender a geração que não passará dum modo semanticamente diferente do que se escreveu? Interpretar as palavras breve, próximo, ultima hora de maneira alternativa? Por gentileza, me explique o que o espírito te fez discernir alternativamente sobre este assunto, pois, este texto bíblico citato não ajudou.

      Excluir
  2. Eu já tinha me apercebido o caso de Mateus 24 e "Esta Geração" que não passaria, porém, não tinha notado outros textos dificílimos de engolir como para ser num contexto futuro de mais de 2.000 anos. É importante também notar como as testemunhas de Jeová têm um entendimento peculiar sobre a Geração que não passará, e desde que formularam tal entendimento tiveram que mudar muitas vezes, e até incluir uma "geração contemporânea" à geração que não passaria do "profético ano" de 1914. Não é preciso dizer que isto beira ao desespero de ver profecias cumpridas, e pior, terá de ser reconsiderada e formulado outro entendimento daqui umas poucas décadas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Henrique Rodrigues pela contribuição dada ao esclarecimento da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Com toda informação disponível hoje,não entendo como as pessoas ainda acreditam que este livro lixo seja inspirado por um deus..

    Basta uma pequena pesquisa prá descobrir centenas de erros de todos os tipos,contradições entre o novo e velho testamento,os evangelhos se contradizem,leis bárbaras,erros científicos,maus conselhos e por aí vai..

    Além disso,nenhum cristão segue qualquer lei do velho testamento,mesmo sendo leis perpétuas,como o sábado,por exemplo,ninguém segue,é uma das leis perpétuas,inclusive faz parte dos 10 mandamentos e ainda assim ninguém segue..

    No novo testamento,há várias leis propostas ou sugeridas por Cristo e que ninguém segue:Jesus disse "dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
    E não peça de volta." Quantos cristãos seguem isso? Mateus 5:42


    Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
    Lucas 6:30
    Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.

    "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me". Mateus 19:21..

    Se você não segue os mandamentos de cristo,você não é um seguidor do nazareno,no máximo você é um fã..

    Ainda dá prá apontar outros argumentos para a inexistência de Cristo,por exemplo:
    1 Se a teoria da evolução estiver comprovada,e ela está comprovada,então ela por tabela desprova Adão e Eva,por tabela o fruto proibido e num efeito dominó,desprova CRISTO..

    2 Não há qualquer registro histórico para Cristo,apesar do evangelho de João afirmar que Cristo fez milhares de "coisas"que se escritas em livros,estes por sua vez não caberiam no planeta..

    3 Está mais que comprovado que a estórinha de Cristo é uma cópia de mitos mais antigos,Mitra,Hórus,Dionísio,Herácles ou Hércules,etc..

    4 Prá finalizar,temos as famosas profecias messiânicas,aquelas que Cristo deveria ter cumprido e acabou não cumprindo nenhuma,exceto aquela em que ele seria judeu,mas claro que esta aí era muito fácil,né?!!
    Já fui Cristão,não sou mais,foi difícil me libertar desta praga,só consegui após 10 anos de pesquisas,prá isto sou grato a sites como este..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vison Paulo Maurício por sua colaboração elucidativa demais até. Comentários como este demonstra que nem tudo está perdido, há pessoas como você que usa o raciocínio lógico e correto.

      Excluir
  5. Adorei este blog, ótimos argumentos irrefutáveis, onde aparecem alguns apologistas fazendo malabarismos teológicos para rebater o irrebatível,kkk.

    Sem falar em 2ª Tes, onde numa tentativa desesperada de reforçar a crença na vinda de Jesus, Paulo ou sei lá quem, inventa o tal do filho do pecado que é o Anticristo, que Cristo não viria antes da manifestação daquele. !!! É realmente hilário... E um dia um fui como muitos iludidos e enganados pelas estas fábulas bíblicas!!!

    Parabéns Homero, pela sua sensatez e lucidez !!!

    Algusto Valentin

    ResponderExcluir