O dízimo faz parte da tradição
histórica do povo hebreu. E até hoje algumas comunidades judaicas se mantém
através dos dízimos, mas outras se mantêm por contribuição mensal dos seus
membros. Esses valores também têm fins beneficentes através de instituições
benemerentes que ajudam judeus e não judeus.
Mas será que os cristãos
atualmente arrecadam o dízimo e fazem dele o mesmo que os hebreus faziam na
Bíblia?
O Dízimo era estipulado como sendo
um décimo da colheita ou do rebanho. Esse dízimo era distribuído entre os
levitas (sacerdotes), os trabalhadores estrangeiros, os órfãos e as viúvas
(Deut 26:12 e 14:28). Ou seja, todos os que viviam em difícil condição social,
deveriam receber de todo o povo hebreu uma ajuda para poderem sobreviver.
Certamente, as pessoas em difícil condição social não davam dízimo, mas se
beneficiavam com uma parcela dele.
Essa lei era uma forma de manter a
estabilidade social e o vinculo de união entre as tribos de Israel. Podemos
dizer que é uma forma obrigarem a exercerem a lei de caridade.
Mas também os tributos pagos aos
levitas pelos seus serviços eram feitos na forma de dízimos. Contudo tinha também
o dízimo desses dízimos (dos tributos), oferta reservada ao Senhor, que era
entregue ao sacerdote Aarão. O dízimo dos dízimos era a parcela do que havia de
melhor, o que sobrava era dos levitas. Mas esses dízimos eram para a
subsistência e não para ficarem ricos e terem posses.
Desta forma, o dizimo é um
compartilhamento extremamente social.
O dizimo como é pregado hoje em
dia não existe. Trata-se apenas da comunhão dos fiéis, que devem também,
pagarem as contas dos gastos com o sustento da congregação.
Toda essa história de
"10%", está errada. O texto que muitos creem sustentar o dizimo de
10% está em Malaquias.
Um pouco de história não faz mal
Um pouco de história não faz mal
Na época da monarquia em Israel, principalmente
com Davi e Salomão, o dizimo era LEI. Devia ser pago 30% do total da renda
familiar.
10% para o REI
10% para o SACERDOTE
10% para o MANTIMENTO NO TEMPLO
No entanto, no período de
Malaquias, os 10% para o TEMPLO estavam sendo roubados. Como a lei não estava
sendo cumprida, Deus usou Malaquias para exortar o povo à pagar o que era
devido, senão iria castiga-los com insetos que devorariam suas colheitas.
MALAQUIAS É ISSO, NADA MAIS.
Os insetos devoradores, NÃO SÃO
DEMÔNIOS QUE DEVORAM AS FINANÇAS, como dizem muitos por aí...
O dizimo não é somente dinheiro,
mas parte da produção. Se vocês lerem em Atos dos Apóstolos, houve uma
convenção dos irmãos que venderam suas propriedades para viverem unidos. Isso
não é dizimo, mas sim uma adequação ao sistema social da igreja primitiva.
Em resumo, o dizimo é algo
extremamente óbvio. Ora, você não vai à igreja? Você não se utiliza do espaço
que compartilha com seus irmãos, para adorar a Deus? Então, todos os irmãos
devem arcar com os gastos sociais para manterem esse espaço. Seja como puder.
Não é necessário 10%, mas sim aquilo que você puder ofertar para o mantimento
da congregação.
Sobre a salvação... De modo algum
o dizimo é base para salvação. Se fosse, todos os irmãos da igreja primitiva
não seriam salvos, pois eles não dizimavam como se exige por aí...
A Salvação está em Crer em Jesus Cristo como seu
Salvador Pessoal, reconhecendo nEle a própria Divindade, pois Ele é Deus (1 Jo
5.20).
Essa salvação faz de você templo
do Espírito Santo, que nos ensina como Servirmos ao Senhor, através de Sua
Palavra. Não do dizimo.
Paz.
Contribuição de Fábio, membro da Igreja Assembléia de Deus.
Concordo plenamente
ResponderExcluirObrigado pela sua contribuição.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA passagem que você citou no livro de Atos, não comprova que eles NÃO eram dizimistas. Na Nova Aliança, Jesus nos deixa claro que não somos mais obrigados a guardar a Lei a exemplo do sábado, mas diz que devemos continuar sendo dizimistas conforme Mateus 23:23: "...Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; DEVEIS, porém, fazer essas(últimas citações:juízo, misericórdia e fé) coisas e NÃO OMITIR aquelas(primeira citação: dízimo da hortelã, do endro e do cominho)"
ResponderExcluirBom dia Leandro Queiroz
ExcluirDentro das suposições que Jesus tenha existido e que Mateus tenha escrito o livro que leva o seu nome, é dito pelo publicano no capítulo 23, que em uma das falas de Jesus ao povo em geral e a seus discípulos, alerta o Deus cristão para a hipocrisia dos clérigos, mesmo aqueles próximos a Moisés, os fariseus - por quem o Deus cristão nutria um ódio ferrenho.
Já naquela época havia uma censura aos sacerdotes do templo, que pregavam uma coisa e faziam outras. Criavam obrigações e colhiam facilidades.
"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;" (Mateus, 23:4)
Registra Mateus nos versículos seguintes a indignação de Jesus contra os rabinos, que eram os primeiros dentre a multidão e que comiam do bom e do melhor sem a necessidade de mover um dedo, como fazem os pastores cristãos nos dias atuais. Sem demora, aconselha Jesus aos ouvintes que não queiram ser rabinos, nem os tratem de mestre. Exaltado, Jesus aproveita o ensejo para criticar, desmoralizar e ridicularizar os rabinos.
Dando continuidade, Jesus esculhamba os rabinos, chamando-os de insensatos e cegos, sepulcros caiados, raça de víboras que dão valor ao ouro e não ao templo, visto que o templo é maior que a oferta e não o contrário como apregoam os pastores, que dizima a hortelã, o endro e o cominho e desprezam o mais importante da lei - o juízo, a misericórdia e a fé.
O apóstolo Paulo absorveu bem esta mensagem cristã, tendo orientado em uma de sua cartas que:
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;"
Atos 17:24,25
Bom isso é o que a bíblia me diz, desculpe-me se de alguma forma a receita do dízimo vier a cair na sua igreja por causa desse meu juízo.